Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Caixa encaixa mais de 1.600 milhões com venda de seguros

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) arrecada, no total, mais de 1.600 milhões de euros com a venda da área seguradora à empresa chinesa Fosun, acima dos mil milhões de euros inicialmente noticiados.

Caixa encaixa mais de 1.600 milhões com venda de seguros
Notícias ao Minuto

19:01 - 21/05/14 por Lusa

Economia Fosun

No contrato celebrado entre o Estado português (acionista único da CGD) e a Fosun, para a alienação de 80% das seguradoras do banco público (Fidelidade, Multicare e Cares), cuja quota de mercado ronda os 30%, o valor do negócio estava cifrado nos mil milhões de euros.

Porém, a operação foi fechada por 1.364 milhões de euros, devido à valorização do negócio das seguradoras envolvidas desde o momento da assinatura do acordo e a sua concretização e, sobretudo, por causa da reavaliação dos títulos de dívida pública portuguesa que estavam na Caixa Poupança.

A este valor somam-se 209 milhões de euros relativos a dividendos de 2013 das seguradoras que foram recebidos pelo banco liderado por José de Matos.

A restante fatia que permite que o encaixe total ultrapasse os 1.600 milhões de euros virá dos 5% do capital das seguradoras que estão reservados para os trabalhadores do grupo, no âmbito da lei das privatizações.

Em causa estão cerca de 50 milhões de euros que, caso os trabalhadores não exerçam os seus direitos de compra, serão pagos pela Fosun, o novo acionista maioritário das seguradoras da CGD, que assim passaria a deter 85% do capital das mesmas.

Tudo somado, o encaixe rondará uma verba entre os 1.600 milhões de euros e os 1.650 milhões de euros, que só será refletido nos resultados da CGD nos próximos trimestres (a fatia de leão já no segundo trimestre do ano).

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório