Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quem pediu? Onde mora? Um raio-X ao crédito à habitação em Portugal

Dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Quem pediu? Onde mora? Um raio-X ao crédito à habitação em Portugal
Notícias ao Minuto

13:23 - 23/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

No ano passado, 169 mil pessoas contraíram um crédito à habitação, mais duas mil do que em 2021, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira. Duas em cada três pessoas que contraíram um crédito à habitação, ainda em 2022, residiam na região Norte e na Área Metropolitana de Lisboa - mas há mais. 

Os dados do supervisor da banca revelam ainda que as pessoas que contraíram um crédito à habitação "trabalhavam maioritariamente por conta de outrem e tinham um nível de escolaridade superior". 

Segundo o mesmo comunicado, mais de metade (61%) do crédito à habitação concedido em 2022 foi contratualizado com pessoas com idade até 40 anos e 19% do novo crédito à habitação foi concedido a pessoas com idade até 30 anos.

Já 1% do montante de crédito à habitação concedido em 2022 foi obtido por pessoas reformadas.

"Em Portugal, do total de crédito à habitação concedido a pessoas reformadas em 2022, metade foi concedido a pessoas com nacionalidade estrangeira (maioritariamente do Brasil e dos EUA)", diz o BdP.

Contudo, "considerando apenas a região do Algarve, do total de crédito à habitação concedido a pessoas reformadas em 2022, 85% foi concedido a pessoas com nacionalidade estrangeira (maioritariamente originárias dos EUA, do Reino Unido e da Suécia)".

Notícias ao Minuto 14% do crédito à habitação em Portugal foi concedido a estrangeiros© Reprodução do site do BdP  

Nesta análise do BdP, sublinhe-se, foi considerado o "crédito à habitação o crédito para aquisição de habitação própria permanente ou secundária, crédito para construção ou realização de obras, seja numa habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento, e o crédito para aquisição de terrenos para construção de habitação".

Leia Também: Certificados de Aforro? Valor aplicado atinge valor mais alto desde 1998

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório