Desemprego registado? "Foi o 2.º mês de janeiro mais baixo" em 30 anos
O Ministério do Trabalho e da Segurança Social sublinhou, esta segunda-feira, que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego, em janeiro, foi o segundo mais baixo naquele mês em 30 anos.

© Global Imagens

Economia IEFP
"O número de desempregados inscritos no IEFP em janeiro (322.087 pessoas) foi o segundo mês de janeiro mais baixo, nos últimos 30 anos, registando uma diminuição de -9,5% (-33.782 pessoas) face a janeiro de 2022. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, há mais 15.082 pessoas desempregadas, um aumento de +4,9%", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
O desemprego jovem, também em janeiro, "foi igualmente o segundo valor mais baixo, nesse mês, desde que há registo, com uma diminuição de -6,4% (-2.421 jovens) face a janeiro de 2022".
"Em janeiro havia 35.397 jovens em situação de desemprego e a percentagem do desemprego jovem (11%) face ao desemprego total manteve-se em linha com a registada no mês homólogo (10,6%)", pode ler-se.
O desemprego de longa duração registou uma diminuição de -29% face a janeiro de 2022 (-50.477 pessoas), assim como a percentagem do desemprego de longa duração (38,5%) face ao desemprego total que também baixou comparativamente com a registada no mês homólogo (49%). Estavam nesta situação, em janeiro de 2023, 123.864 pessoas, +1,8% do que em dezembro de 2022 (+321 pessoas),
Por regiões, verificaram-se descidas em termos homólogos em todo o país, com destaque para a redução de -12,5% na região de Lisboa, exceto no Alentejo.
A nível setorial, em termos homólogos, registaram-se descidas nos setores “Secundário” (-8,6%) e “Terciário” (-9%), e uma subida no setor “Agrícola” (+2,3%).
Leia Também: "Relevo no panorama económico e financeiro". BdP recorda Salgueiro
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários