Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

"Etapa muito importante": Plano de reestruturação do Novo Banco concluído

O processo, recorde-se, tinha sido iniciado em 2017 e a tutela indica que se encerra assim uma "etapa muito importante". 

"Etapa muito importante": Plano de reestruturação do Novo Banco concluído
Notícias ao Minuto

09:45 - 13/02/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia Tutela

O plano de reestruturação do Novo Banco está concluído, anunciou o Ministério das Finanças, esta segunda-feira, citando uma decisão da Comissão Europeia. O processo, recorde-se, tinha sido iniciado em 2017 e a tutela indica que se encerra assim uma "etapa muito importante". 

"A Comissão Europeia comunicou hoje ao Estado Português a sua intenção de dar como concluído, por referência a 31 de dezembro de 2022, o processo de reestruturação do Novo Banco, S.A. ('Novo Banco'), iniciado em 2017. Na base da comunicação está a apreciação da Comissão Europeia às conclusões do relatório preliminar do Monitoring Trustee (entidade independente que faz o acompanhamento da execução desse Plano)", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

O gabinete do ministro Fernando Medina considera que se fecha, assim, "uma etapa muito importante para a estabilização do sistema financeiro nacional, concluindo-se com sucesso o processo que garantiu a viabilidade desta importante instituição de crédito nacional". 

Banca portuguesa "inicia um novo ciclo"

Concluído este processo, a tutela sublinha que o "sistema bancário português inicia um novo ciclo: nenhum banco português se encontra em processo de reestruturação aprovado e monitorizado pela Comissão Europeia". 

A tutela explica que, "com a conclusão do processo de reestruturação, deixará de estar em vigor a possibilidade de ativação do mecanismo, subsidiário e excecional, denominado por Capital Backstop, previsto na Decisão da Comissão Europeia de 2017".

Ora, "de acordo com este mecanismo, e enquanto vigorasse o plano de reestruturação, o Estado Português poderia ser confrontado, ainda que em circunstâncias excecionais, com a necessidade de aportar fundos adicionais significativos. Tal já não poderá vir a suceder".

Este relatório final do Monitoring Trustee será "elaborado após a apresentação das contas auditadas do ano de 2022 pelo Novo Banco".

[Notícia atualizada às 09h54]

Leia Também: Do Novo Banco para professor na Católica: António Ramalho vai dar aulas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório