Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2023
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Next Generation EU foi um dos maiores "saltos de integração europeia"

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu que a criação do instrumento 'Next Generation EU' foi um dos maiores "saltos de integração europeia", apoiando a sua replicação.

Next Generation EU foi um dos maiores "saltos de integração europeia"
Notícias ao Minuto

07:03 - 10/02/23 por Lusa

Economia Mário Centeno

O 'Next Generation EU' "foi um dos maiores saltos de integração europeia, dado num momento muito difícil. Hoje temos um tesouro europeu que não tínhamos e também uma dívida", afirmou Mário Centeno no 'podcast' "E se Falássemos da Europa?" da eurodeputada Margarida Marques.

Este instrumento foi criado para a recuperação da Europa, face ao impacto da covid-19, contando com 750.000 milhões de euros em resultado da contratação de empréstimos nos mercados de capitais.

Deste montante, 390.000 milhões de euros correspondem a subvenções, ou seja, transferências a fundo perdido, e os restantes 360.000 milhões de euros a empréstimos aos Estados-membros.

O reembolso será efetuado até 2058.

"Ainda que seja um instrumento criado para uma única utilização, vai estar connosco durante muitos anos. É bom que aprendamos a viver com ele [...] e quase que a honrá-lo para que ele possa ser replicado no futuro", sublinhou.

Para o antigo ministro das Finanças, se for demonstrada a mais-valia deste tipo de intervenções, mais fácil será replicar esta "quase experiência".

Centeno explicou ainda que este fundo teve um antecedente -- o 'Budgetary Instrument for Convergence and Competitiveness' -, que funcionou como um "embrião", embora com um envelope financeiro "muito pequeno", criando "baias e linhas muito decalcadas" do 'Next Generation'.

No 'podcast', o governador do BdP abordou também o desempenho de Portugal a nível Europeu, notando que o país é "olhado de forma muito positiva" nos fóruns internacionais.

"Há um maior interesse sobre Portugal, sobre a forma como tem conseguido ter resultados positivos e recuperar da covid. Temos conseguido criar emprego, controlar o desemprego, os salários têm crescido de forma controlada [...] e com estabilidade financeira", apontou.

Mário Centeno notou: "foi uma página que tivemos que virar na Europa" -- que olhassem para os dados de Portugal "com outros olhos".

Leia Também: Centeno atribui "sucesso" económico à melhoria da escolaridade

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório