Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Baixa eficiência energética em casa? Dicas para reduzir o impacto do frio

Conheça algumas soluções que podem ser fundamentais para o conforto térmico dentro de casa.

Baixa eficiência energética em casa? Dicas para reduzir o impacto do frio
Notícias ao Minuto

11:57 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Eficiência energética

As temperaturas voltam a ficar mais baixas esta semana e a baixa eficiência energética nas casas pode ser um verdadeiro desafio para muitos portugueses. Este ano, o frio trouxe um problema adicional: a humidade.

Nesta senda, a plataforma de serviços para a casa YourHero apresenta, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, algumas soluções que podem ser fundamentais para o conforto térmico dentro de casa.

Tome nota: 

  1. Utilize carpetes, tapetes e cortinados - Para além da sensação de conforto que trazem, ajudam a manter a temperatura da casa. Adicionalmente, quanto mais escuro e grosso for o tecido, maior será a absorção do calor.
  2. Invista na calafetagem de portas, janelas e caixas de estores - Em muitos casos a origem do frio dentro de casa começa aqui, pois com o tempo é normal que os materiais das portas, janelas e caixas de estores comecem a deteriorar-se. É essencial verificar se os seus vedantes estão em boas condições e, caso sejam identificadas fugas de ar, optar pela sua renovação.
  3. Aproveite a luz solar - É a nossa principal fonte de calor. Como tal, deve abrir os estores e persianas logo pela manhã e deixar a luz natural entrar em casa. Nas horas mais solarengas do dia, aproveite também para deixar a casa arejar, uma vez que ajuda a combater a humidade e aparecimento de bolor. Fora destes períodos, garanta que todas as janelas estão bem fechadas.
  4. Opte pelo isolamento térmico - Não é das soluções mais económicas, mas é sem dúvidas das mais eficazes. Um isolamento térmico adequado pode aumentar em 50% a retenção do calor, melhorando assim o conforto térmico dentro de casa.
  5. Privilegie equipamentos com termostatos programáveis - Esta é uma solução sobretudo económica. Pelo seu lado prático, é cada vez mais comum a utilização de pequenos aquecedores elétricos para aquecer a casa. No entanto, estes apresentam um consumo energético elevado. Optar por equipamentos com termostatos programáveis pode reduzir o consumo energético em até 30%.
  6. Cuidado com a humidade - A atual vaga de frio trouxe consigo a humidade para dentro das casas. Neste cenário, é importante estar um passo à frente e, como tal, pode e deve abusar dos desumidificadores portáteis. A humidade pode ser bastante prejudicial para a saúde, pelo que é importante evitar a sua propagação.

Leia Também: Empresas, eis cinco tendências sobre o comportamento do cliente em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório