Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Empresas, eis cinco tendências sobre o comportamento do cliente em 2023

Estas dinâmicas "vão criar oportunidades para as empresas desenvolverem novas e modernas formas de se envolverem e construírem relações com os clientes".

Empresas, eis cinco tendências sobre o comportamento do cliente em 2023
Notícias ao Minuto

11:05 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Consumo

Como será o consumo este ano? Que tendências vão marcar o perfil do consumidor em 2023? O relatório Accenture Life Trends 2023 revela cinco 'traços' que vão caracterizar o clientes este ano, o que pode ser uma ajuda para as empresas - e não só. 

"Estas novas dinâmicas de poder vão criar oportunidades para as empresas desenvolverem novas e modernas formas de se envolverem e construírem relações com os clientes", explica Mark Curtis, 'global lead, thought leadership, metaverse and sustainability'da Accenture Song, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

  1. I Will Survive - "O mundo está a passar de uma catástrofe global para a seguinte. Mas, tal como a humanidade se tem vindo a habituar, as pessoas estão a adaptar-se à instabilidade, alternando entre quatro respostas: lutar, fugir, focar e parar - o que irá afetar o que compram e a forma como veem e se relacionam com as marcas.
    - Lutar: as pessoas cada vez mais fazem-se ouvir contra as injustiças
    - Fugir: as pessoas procuram opções alternativas
    - Focar: as pessoas lidam com a situação ao focarem-se no que conseguem controlar
    - Parar: as pessoas "desligam" por completo";
  2. I’m a Believer- "Num mundo instável, as pessoas procuram uma sensação de pertença a um lugar. Como resultado, as marcas de próxima geração irão nascer dessas comunidades, transformando a forma como participam na vida e conquistam os clientes. Por exemplo, a maioria dos participantes dos grupos de investigação da Accenture experimentaram novos passatempos ou juntaram-se a novas comunidades nos últimos seis a nove meses. A tecnologia emergente está, em grande parte, a impulsionar os três aspetos que confirmam esta premissa: Comunidades de pertença: em plataformas como Reddit, Discord, e Twitch; Token-gating: acesso exclusivo reservado a membros que detenham um token; Coleccionáveis: artes digitais, autógrafos, cartas colecionáveis, e muito mais";
  3. As it Was - "Todas as pessoas sentiram a perda das vantagens do escritório, como os encontros de ocasião e a possibilidade de ajudar e guiar as contratações mais recentes. Agora, as consequências desta perda tornam-se mais óbvias. Sem esta ligação física as empresas podem vir a perder mentoria, inovação, cultura e inclusão. Chegou a altura dos líderes voltarem a considerar um plano mutuamente benéfico para quem valoriza o trabalho remoto e para os que valorizam as ligações pessoais";
  4. OK, Creativity - "Enquanto aInteligência Artificial tem sido utilizada pelas empresas e marcas ao serviço de e para as pessoas, as redes neurais têm sido disponibilizadas à escala para criar linguagem, imagens e música— colocando a IA como uma ferramenta para a criatividade para as pessoas. Novos desenvolvimentos nesta área têm sido lançados no mercado a um ritmo alucinante.Em escala, este é um incrível avanço para a criatividade. As empresas necessitam de pensar como se podem destacar neste mar de conteúdo gerado por inteligências artificiais. Como pode a IA ser utilizada para aumentar a rapidez e originalidade da inovação?";
  5. Signed, Sealed, Delivered - "O uso (ou uso indevido) dos dados pessoais necessita de uma completa transformação. Transparência e confiança nas experiências online com marcas estão em forte queda. Mas o controlo dos seus dados poderá em breve voltar para o utilizador. Digital wallets com tokens (representando métodos de pagamento, identificação, cartões de fidelização e muito mais) irão permitir que as pessoas decidam quanto da sua informação pretendem partilhar—e até vender a— organizações. É uma ótima notícia para as marcas: os dados que as pessoas entregam serão ainda mais valiosos do que a informação de terceiros que que não será mais capturada num mundo sem 'internet cookies'".

Leia Também: Sete em cada 10 empresas prevê crescer (e maioria quer recrutar mais)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório