Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Confiança dos consumidores e clima económico entram em 2023 a subir

Os dados foram divulgados esta segunda-feira pelo INE e referem-se a janeiro.

Confiança dos consumidores e clima económico entram em 2023 a subir
Notícias ao Minuto

09:37 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico começaram 2023 a aumentar, de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro e janeiro, "interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, que culminou, em novembro, no valor mais baixo desde abril de 2020, no início da pandemia", pode ler-se no relatório do INE.

"O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou em janeiro, depois de ter diminuído nos dois meses anteriores e de ter renovado em outubro o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021", pode ler-se. 

Já o indicador de clima económico aumentou em janeiro, "após ter interrompido nos últimos três meses o movimento descendente iniciado em março".

"Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços aumentaram relativamente a dezembro", explica o INE. 

Acresce ainda que os "saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram entre novembro e janeiro na Indústria Transformadora e no Comércio. Por sua vez, este saldo aumentou nos últimos três meses nos Serviços e aumentou em janeiro na Construção e Obras Públicas, após ter diminuído entre outubro e dezembro".

Leia Também: Os dados do INE e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório