Sete dicas para (ajudar a) baixar a fatura da eletricidade
Desde olhar para a fatura da eletricidade até aproveitar o calor do forno, fique a par de sete dicas que podem ajudar a poupar.

© Shutterstock

Economia Eletricidade
Os dias mais frios podem significar um acréscimo da fatura da energia, mas há alguns comportamentos que podem ajudar a poupar. A DECO Proteste partilha sete dicas que ajudam a reduzir os consumos. Tome nota:
- Olhando para a sua fatura consegue identificar se o seu consumo em vazio representa metade do valor total ou próximo? Em caso afirmativo a tarifa bi-horária pode compensar.
- Não deixe os equipamentos elétricos em standby. Embora pareçam desligados, estão a consumir energia. Ao desligá-los na tomada, poderá poupar cerca de 10% na fatura energética. Se desligar, por exemplo, as boxes da TV, em vez de as deixar em standby, poderá poupar cerca de 14 euros por ano.
- Se precisa de comprar um novo eletrodoméstico, opte por um que seja eficiente. A etiqueta energética ajuda a identificar a melhor opção.
- Sempre que sair de uma divisão, apague as luzes.
- A temperatura adequada ronda os 20ºC no inverno e os 25ºC no verão. A redução de apenas um grau no aquecimento, no inverno, pode valer-lhe uma poupança de energia até 8 por cento. No verão, evite a entrada de calor em casa, fechando as janelas e as persianas. Racionalize o uso do ar condicionado, evitando colocá-lo a uma temperatura inferior a 24ºC.
- Evite abrir o frigorífico e a arca congeladora se não for mesmo necessário. Confirme também se estes equipamentos têm a temperatura ajustada. Podem estar a consumir demasiada energia sem que se aperceba.
- Se precisa de usar o forno, desligue-o antes de o cozinhado estar pronto. Pode aproveitar o calor residual para o terminar.
Leia Também: 50/30/20. Já conhece esta técnica que ajuda a poupar dinheiro?
Comentários
Regras de conduta dos comentários