Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

TAP. Galamba diz que se conseguiu "o mais importante: cancelar a greve"

O ministro das Infraestruturas diz que a greve "teria sido muito negativa" para a TAP e para os trabalhadores. Felicita, por isso, os envolvidos no acordo.

TAP. Galamba diz que se conseguiu "o mais importante: cancelar a greve"
Notícias ao Minuto

10:25 - 24/01/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia João Galamba

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, felicitou esta terça-feira os envolvidos no acordo da TAP, que permitiu o levantamento da greve, adiantando que a paralisação teria sido muito negativa. 

"São boas notícias para os trabalhadores portugueses. A TAP está num processo difícil, está a ter bons resultados, (...)  terá um recorde de receitas e vai antecipar em cerca de dois anos os resultados que eram esperados em 2025", disse Galamba, em declarações aos jornalistas. 

"A greve teria sido muito negativa, não só para a TAP como para todos os trabalhadores", diz Galamba, aproveitando a ocasião para "felicitar todos os envolvidos por se ter conseguido o mais importante: cancelar a greve"

A TAP disse na segunda-feira que o cancelamento da greve dos tripulantes de cabine assegura "os interesses de todos os envolvidos" e permite que a companhia "cumpra todas as expectativas" criadas aos passageiros para a operação.

Os tripulantes de cabine decidiram aceitar a proposta da TAP e desconvocar a greve marcada para o período entre 25 e 31 de janeiro, disse à Lusa fonte oficial do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). A proposta apresentada pela TAP foi aprovada com 654 votos a favor, 301 votos contra e 20 abstenções.

"A TAP congratula-se com a decisão de cancelamento da greve de Tripulantes de Cabine, hoje tomada em assembleia-geral do SNPVAC, que vai permitir que a companhia cumpra todas as expectativas criadas aos passageiros que confiaram na TAP para realizar as suas viagens", disse a TAP, em reação à decisão dos profissionais.

Segundo a transportadora aérea, "esta decisão conduz a uma nova etapa na vida da TAP, reabrindo a negociação do novo Acordo de Empresa, juntando agora todos os sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP, na busca de um equilíbrio que permita cumprir os termos do Plano de Restruturação".

"TAP tem de avaliar os melhores parceiros"

Questionado sobre o interesse por parte da Iberia na companhia aérea portuguesa, Galamba adiantou que a "TAP tem de avaliar os melhores parceiros para a sua estratégia de crescimento operacional", acrescentando que "neste momento, há varias opções, avaliaremos todas".

Na semana passada, o ministro da Economia, António Costa Silva, admitiu ver vantagens numa eventual compra da TAP pelo grupo que detém a companhia aérea Iberia, por causa das ligações com Madrid e o impulso que poderiam dar ao turismo.

[Notícia atualizada às 10h40]

Leia Também: Acordo entre TAP e trabalhadores? "Houve cedências de ambas as partes"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório