Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Empresas nacionais têm "bons níveis organizacionais", mas futuro preocupa

A conclusão é de um estudo que contou com a participação de líderes de negócio de algumas das principais empresas presentes no país.

Empresas nacionais têm "bons níveis organizacionais", mas futuro preocupa
Notícias ao Minuto

10:02 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

As empresas portuguesas têm "bons níveis organizacionais", mas estão "menos bem preparadas para o futuro", de acordo com o Organizational Excellence Index (OEI), um estudo multissetorial com a participação de líderes de negócio de algumas das principais empresas presentes no país, divulgado pela Odgers Berndtson.

"Os resultados do estudo começam por apontar para uma tendência crítica: os líderes de negócio revelam uma elevada satisfação para com o desempenho das suas organizações ao longo dos últimos dois anos, mas uma preocupação para com a preparação das mesmas para os desafios de futuro", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O estudo tem por base o modelo de 'Organizational Excellence' da Odgers Berndtson, que permite avaliar a proficiência das organizações nos comportamentos subjacentes às principais dimensões de atuação.

"Os dois últimos anos são percecionados pelos líderes de negócio como anos de desempenho positivo das suas organizações, especialmente tendo em conta o contexto desafiante que enfrentaram", explica Pedro Mêda, 'partner' da Odgers Berndtson e responsável pelo estudo. "Ainda assim, estes mesmos líderes apresentam-se mais apreensivos com a preparação das suas empresas para com os desafios de futuro", acrescentou.

O estudo revela ainda que as empresas que relatam melhor desempenho são também as que apresentam índices de 'Organizational Excellence' mais elevados.

"As organizações que apresentam solidez e maturação nas suas rotinas organizacionais são também as que melhor desempenho reportam, um indicador relevante para a importância de trabalhar 'Organizational Excellence' nas empresas", continua a explicar o responsável.

De acordo com o estudo, as "empresas que reportam melhor desempenho, apresentam ainda outra característica em comum, a excelência em cinco comportamentos organizacionais específicos":

  1. Antecipam tendências e o seu impacto no futuro do negócio;
  2. Eficácia na gestão financeira e de risco;
  3. Detêm elevados padrões de desempenho e exigência de excelência nos resultados;
  4. Fomentam a inovação e melhoria de processos;
  5. Investem nas competências necessárias para fazerem face aos desafios futuros.

Leia Também: Fundos europeus contribuem para emprego e exportações de empresas lusas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório