Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Candidaturas ao Compromisso Emprego Sustentável alargadas até março

Medida consiste num apoio financeiro a empresas que contratem para os quadros desempregados inscritos nos centros de emprego, será prorrogado "até 31 de março de 2023".

Candidaturas ao Compromisso Emprego Sustentável alargadas até março
Notícias ao Minuto

08:38 - 05/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Trabalho

O prazo de candidaturas ao Compromisso Emprego Sustentável foi prorrogado até março, depois de ter registado até dezembro quase 24 mil candidaturas e cerca de 13 mil contratos celebrados, disse  o secretário de Estado do Trabalho.

Segundo avançou à Lusa o secretário de Estado Miguel Fontes, o prazo de candidaturas à medida, que terminava em dezembro de 2022 e que consiste num apoio financeiro a empresas que contratem para os quadros desempregados inscritos nos centros de emprego, será prorrogado "até 31 de março de 2023".

"Esta é uma medida do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] que tem como objetivo primeiro promover uma intervenção forte no combate à precariedade, apoiando a contratação sem termo, seja com a possibilidade de as entidades que contratam terem, no primeiro ano, um desconto de 50% na sua comparticipação para a Segurança Social, seja com um apoio financeiro", realçou o governante.

Ate final de dezembro, segundo Miguel Fontes, "o volume de candidaturas correspondia a quase 24 mil postos de trabalho e, destes, "já estão contratualizados cerca de 13 mil", correspondendo assim a quase metade do objetivo do programa, de contratar sem termo 30 mil trabalhadores até final de 2023.

Em comunicado enviado às redações, a tutela detalhou que, até 31 de dezembro de 2022, o IEFP recebeu 23.514 candidaturas, tendo sido já celebrados mais de 12.800 contratos sem termo e pagos 55,1 milhões de euros às empresas. Do total dos contratos, 46% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade.

O secretário de Estado avançou ainda que a medida tem uma dotação de 230 milhões de euros, tendo sido pagos 55 milhões de euros.

O Compromisso Emprego Sustentável, lançado em março de 2022, prevê o pagamento de um apoio financeiro por cada posto de trabalho, com um valor de base correspondente a 12 Indexantes de Apoio Social (IAS), ou seja, 5.765,16 euros em 2023, pago em três tranches.

O valor do apoio pode ainda ser majorado em determinadas situações, nomeadamente nos casos em que o contrato de trabalho é celebrado com jovens até aos 35 anos (mais 25%), pessoas com deficiência ou incapacidade (mais 35%) ou se o posto de trabalho se situar no interior do país (mais 25%).

As majorações podem ser cumulativas entre si até ao máximo de três, "o que significa que, nestes casos, o valor pode ascender a 11 mil e muitos euros por contrato de trabalho", referiu Miguel Fontes.

Segundo o secretário de Estado, do total de contratos celebrados até agora ao abrigo da medida, 46% foram celebrados com jovens até 35 anos de idade.

Leia Também: Cinco dicas para negociar um aumento salarial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório