Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Gana suspende pagamentos de dívida externa devido à crise económica

O Ministério das Finanças do Gana anunciou hoje a suspensão do pagamento de algumas das suas dívidas externas, incluindo os títulos de dívida em moeda estrangeira (Eurobonds), devido à grave crise económica que o país atravessa.

Gana suspende pagamentos de dívida externa devido à crise económica
Notícias ao Minuto

15:10 - 19/12/22 por Lusa

Economia Crise

"Devido à situação atual, os nossos recursos financeiros, incluindo as reservas internacionais do Banco do Gana, são limitados e devem ser preservados neste momento crítico", disse o ministério num comunicado citado pela agência espanhola de notícias, a Efe.

O Governo confirmou assim a "suspensão" dos pagamentos dos "Eurobonds, dos empréstimos a prazo comerciais e a maior parte da dívida bilateral", o que deverá desencadear a descida da avaliação da qualidade do crédito soberano por parte das agências de notação financeira.

"São necessárias medidas de emergência adicionais para evitar uma deterioração maior da situação económica, financeira e social no Gana", lê-se ainda no documento, em que se afirma tratar-se de "uma medida transitória de emergência e pendente de futuros acordos com todos os credores relevantes".

A suspensão dos pagamentos não vai afetar a dívida aos bancos multilaterais, as que forem contraídas depois de hoje e as que estão relacionadas com alguns serviços comerciais de curto prazo.

O Gana vive uma profunda crise económica que já motivou grandes protestos nas ruas, mas o Governo atribui o problema financeiro aos efeitos da pandemia de covid-19 e aos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia.

"A combinação de choques externos adversos expôs o Gana a um aumento da taxa de inflação, uma grande depreciação da moeda e dificuldades para financiar os nossos investimentos", diz o Governo no comunicado.

A taxa de inflação estava nos 40% em outubro e a moeda, o cedi, perdeu 53% do seu valor desde janeiro, sendo uma das divisas com pior desempenho a nível mundial.

A dívida do país, que representa quase 80% do PIB, obrigou o Governo a pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional, que aprovou um pacote de 3 mil milhões de dólares para ajudar a equilibrar a economia, pendente do bom resultado das negociações de reestruturação da dívida com os credores.

O Gana era considerado um modelo de estabilidade económica e de segurança numa região afetada por golpes de Estado e violência terrorista, mas nos últimos anos o país, uma das democracias mais bem implantadas de África, tem vindo a perder a confiança dos investidores.

Leia Também: Gana acusa Burkina Faso de contratar mercenários da empresa russa Wagner

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório