Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tripulantes da TAP cumprem hoje o segundo de dois dias de greve

Em causa está a falta de acordo nas negociações do novo acordo de empresa.

Tripulantes da TAP cumprem hoje o segundo de dois dias de greve
Notícias ao Minuto

08:18 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia TAP

Os tripulantes da TAP cumprem, esta sexta-feira, o segundo de dois dias de greve, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), por falta de acordo nas negociações do novo acordo de empresa.

Na quinta-feira, a TAP operou 117 voos até às 17h00, dos 148 previstos, no primeiro dia de greve de tripulantes, de acordo com a última atualização da companhia aérea portuguesa.

Devido à greve convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), a TAP está a operar com serviços mínimos decretos pelo tribunal arbitral e pelos parceiros da companhia aérea.

"Até às 17h00, dos 148 voos previstos para hoje [quinta-feira], a TAP já operou os 117 previstos", refere a operadora, em comunicado.

Dos 64 voos de serviços mínimos previstos, "a TAP já operou os 54 previstos" e "apenas um voo de ida-e-volta para a Guiné-Bissau foi cancelado, mas devido a falta de passageiros", prossegue a companhia.

Para sexta-feira, "foi cancelado mais um, para a Praia, e pelo mesmo motivo", salienta a TAP, referindo que durante o dia de hoje a TAP voou para 51 destinos, entre os quais Washington, Telavive, Toronto, Montreal, Natal, Nova Iorque (JFK e Newark), Funchal, Munique, Londres (Heathrow e Gatwick), Salvador, Luanda, Rio de Janeiro, São Paulo e Maputo.

"A TAP lamenta profundamente a situação, que prejudica os clientes, a companhia e o país e continua, como sempre, disponível para negociar com o SNPVAC, bom como com todos os sindicatos", diz, referindo que "aceitou nove das 14 propostas do sindicato e pediu que a sua assembleia geral fosse antecipada para evitar o impacto na operação" da operadora aérea.

O aviso de greve dos tripulantes de cabina "levou a TAP a cancelar 360 voos, uma decisão tomada tendo como prioridade a proteção dos clientes", tendo a empresa pedido "atempadamente aos seus passageiros para que remarcassem os seus voos voluntariamente e todos os passageiros puderam pedir a remarcação ou um reembolso".

No comunicado, a "TAP pede desculpas a todos os passageiros por esta situação e assegura que tudo está a fazer para minimizar o seu impacto e agradece o profissionalismo de todos os tripulantes de cabina incluídos nos serviços mínimos, bem como os esforços de todos os trabalhadores da TAP envolvidos nesta operação".

Os serviços mínimos para a greve dos tripulantes de cabine da TAP abrangem as regiões autónomas, os países lusófonos e zonas com emigrantes portugueses, segundo um acórdão publicado na segunda-feira.

Leia Também: TAP diz que já foram operados 117 voos dos 148 previstos até às 17h00

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório