Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Divergências de fundo" com ministro. Costa demite secretário de Estado

O secretário de Estado da Economia, João Neves, vai sair do Governo por decisão do primeiro-ministro. Além de João Neves, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, também estará de saída.

"Divergências de fundo" com ministro. Costa demite secretário de Estado
Notícias ao Minuto

14:46 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, demitiu o secretário de Estado da Economia, João Neves, por "divergências de fundo" com o ministro da Economia, António Costa Silva, avança o Jornal de Negócios. O Notícias ao Minuto já contactou fonte oficial da tutela, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Além de João Neves, também deverá sair do Governo a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Ao que indica o mesmo jornal, Costa deverá comunicar entre hoje e amanhã as mexidas no Governo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e indicar os respetivos substitutos.

O Negócios escreve ainda que João Neves terá sido informado da decisão do primeiro-ministro esta terça-feira.

Em setembro, recorde-se, o ministro da Economia considerou que seria benéfica uma descida transversal do IRC (imposto que incide sobre o lucro das empresas), sendo que a redução de cada ponto percentual da taxa tem um impacto na receita de cerca de 100 milhões de euros.

No mesmo dia, Fernando Medina, remeteu eventuais alterações fiscais para as empresas, nomeadamente ao nível do IRC, para as negociações com os parceiros sociais, revelando que vai "reservar" para o final da negociação a sua posição "sobre o assunto".

Esta questão levou o líder do PSD, Luís Montenegro, a prestar "solidariedade" para com o ministro da Economia, considerando que Costa Silva estava a ser "triturado pela máquina socialista" e que foi "desautorizado em público" pelo ministro das Finanças, por "dois secretários de Estado, incluindo o da própria Economia", João Neves, e pelo líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias.

[Notícia atualizada às 15h14]

Leia Também: Ex-administrador do Montepio nega conhecimento de facto que levou a multa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório