Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Dívida pública acelera para 279,8 mil milhões em setembro

Aumento "refletiu o aumento de responsabilidades em depósitos (0,9 mil milhões), sobretudo em certificados de aforro, e as emissões líquidas de títulos de dívida (0,7 mil milhões de euros)", segundo o Banco de Portugal. Ainda assim, o peso da dívida pública no PIB reduziu-se para 120,5%.

Dívida pública acelera para 279,8 mil milhões em setembro
Notícias ao Minuto

11:04 - 02/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Dívida pública

Em setembro de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 1,6 mil milhões de euros, para 279,8 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira. Contudo, a dívida pública totalizava 120,5% do produto interno bruto (PIB), o que significa uma redução face ao trimestre anterior. 

"Este acréscimo refletiu o aumento de responsabilidades em depósitos (0,9 mil milhões), sobretudo em certificados de aforro, e as emissões líquidas de títulos de dívida (0,7 mil milhões de euros)", segundo o BdP. 

Os depósitos das administrações públicas aumentaram 3,6 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 2,0 mil milhões de euros, para 250,5 mil milhões de euros.

Contudo, no terceiro trimestre do ano, a dívida pública totalizava 120,5% do produto interno bruto (PIB), o que representa uma diminuição de 2,9 pontos percentuais relativamente ao final do trimestre anterior.

Leia Também: Greve de professores marca manhã no Porto, mas há que "desenrascar"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório