Meteorologia

  • 05 FEVEREIRO 2023
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 18º

Modernizar redes de transporte e distribuição de energia é "fundamental"

O antigo presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) Jorge Vasconcelos considera "absolutamente fundamental" que se modernizem as redes de transporte e distribuição de energia, com a atual situação a bloquear investimentos nas energias renováveis.

Modernizar redes de transporte e distribuição de energia é "fundamental"
Notícias ao Minuto

21:55 - 29/10/22 por Lusa

Economia ERSE

Mais do que investir em interligações entre França e Espanha, o investimento nas redes elétricas nacionais é "absolutamente fundamental" para acelerar a descarbonização e continuar a gerir seguramente o sistema sem riscos de instabilidade ou de eventuais interrupções de serviço, defende.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, hoje divulgada, Jorge Vasconcelos lamenta que não haja investimento na melhoria e expansão das redes. E acrescenta: "A prova disso é que temos hoje uma lista de investidores dispostos a construir, sem qualquer subsídio, centrais renováveis no nosso país, e não tem autorização para o fazer porque não há capacidade de rede".

Jorge Vasconcelos enfatiza que esse tipo de investimento é privado. "Não precisamos de dinheiros públicos para modernizar o nosso sistema energético", disse na entrevista, frisando que investir nas redes de eletricidade é uma "decisão estratégica" que depende apenas de Portugal e não da União Europeia.

Na entrevista, deixa um apelo: "por favor, comecemos, relancemos os investimentos privados nas redes de eletricidade".

De acordo com o responsável, os operadores continuam "prisioneiros de um modelo de organização do setor elétrico do passado" e não prepararam as redes para absorver uma grande capacidade de novos recursos de geração de eletricidade.

O antigo presidente da ERSE também defendeu como "boa opção" o regresso à tarifa regulada de gás e eletricidade.

"Aconselho todos os cidadãos a adotarem (a tarifa regulada), porque nestas circunstancias, com estes preços de mercado, é a que garante, no gás natural e na eletricidade, condições mais estáveis e mais vantajosas", disse.

Leia Também: Semana de 4 dias. Projeto-piloto arranca em junho em empresas voluntárias

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório