Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Vendas líquidas do Grupo Dia sobem 12,6% para 5.506 milhões até setembro

As vendas líquidas do Grupo Dia cresceram 12,6% até setembro, para 5.506,6 milhões de euros, face a igual período de 2021, enquanto em Portugal diminuíram 1,1% para 442,4 milhões, anunciou hoje a cadeia de supermercados.

Vendas líquidas do Grupo Dia sobem 12,6% para 5.506 milhões até setembro
Notícias ao Minuto

17:33 - 20/10/22 por Lusa

Economia Vendas

As vendas comparáveis ('like for like'), por sua vez, aumentaram 9,9% no terceiro trimestre, em termos homólogos, refere o Grupo DIA em comunicado, enquanto o crescimento das vendas comparáveis foi de 5,2% nos primeiros nove meses deste ano.

Na nota divulgada, o grupo Dia refere ainda que no caso de Portugal as vendas comparáveis subiram 10,2% no terceiro trimestre, face a igual período do ano anterior, ao passo que registaram um aumento homólogo de 2,3% até setembro.

As vendas brutas sob insígnia DIA aumentaram 2,4% nos primeiros nove meses do ano, na comparação com idêntico período do ano passado.

No comunicado, o Grupo Dia explica que o crescimento das vendas assentou na "nova proposta de valor ao cliente, totalmente implementada em Espanha e na Argentina".

E prossegue: "Desde o início do processo de transformação, já foram remodeladas 1.452 lojas em Espanha, além de 44 aberturas, representando 78% das lojas de proximidade, das quais 69% são geridas por franqueados".

Por outro lado, a Argentina já renovou 375 lojas e realizou 85 aberturas, o que representa 48% do seu parque de lojas sob o novo modelo e 73% da sua rede é gerida por franqueados.

O grupo DIA refere também que até setembro, as vendas comparáveis "têm sido positivas em todos os mercados", com uma melhoria em Espanha e na Argentina (5,9% e 3,7%, respetivamente, destacando os 12,8% de Espanha no terceiro trimestre do ano).

Além disso, realça um "bom desempenho" no Brasil e em Portugal (7,1% e 2,3%, respetivamente) nos primeiros nove meses deste ano, face a igual período do ano anterior.

Das 5.720 lojas do Grupo no final do terceiro trimestre deste ano, a empresa tem 2.068 a operar sob o novo modelo e representam 53,5% da rede de proximidade a nível de grupo.

Por país, Espanha tem 1.496 lojas a operar sob o novo modelo, a Argentina tem 460 e Portugal tem 112, todos eles apresentando "retornos positivos e sustentáveis num contexto desafiante", lê-se no comunicado.

O presidente executivo do Grupo DIA, Martín Tolcachir, citado no comunicado, considerou que no terceiro trimestre deste ano o crescimento das vendas líquidas do Grupo Dia "confirmou o ponto de viragem" anunciado em agosto, refletindo "os frutos do redirecionamento do negócio iniciado em 2019" e abrindo uma "nova fase de aceleração em direção ao crescimento".

"Isto foi conseguido no contexto desafiante em que o exercício está a decorrer graças a uma orientação clara e a uma equipa dedicada e comprometida", salientou o gestor.

Leia Também: Macron quer fundos europeus para novo "corredor" energético

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório