Cinco dicas para gerir o dinheiro em tempos de crise

Do orçamento familiar à proteção contra o desemprego, fique a par de algumas dicas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/10/2022 08:30 ‧ 16/10/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

finanças pessoais

Uma boa gestão do dinheiro é importante para qualquer orçamento familiar, mas este processo assume ainda mais relevo em tempos de crise. O portal de educação financeira da Associação Mutualista Montepio, o EI, apresenta cinco dicas que podem ajudar nesta gestão. Tome nota: 

1. Faça mensalmente o orçamento familiar

"Em primeiro lugar, deve fazer um orçamento familiar mensal, sistematizando todos os seus rendimentos e despesas. No que respeita aos gastos, separe-os em custos fixos, como rendas e prestações de créditos, e despesas variáveis, como alimentação, vestuário, transportes e lazer. Depois de verificar o peso de cada rubrica, vai conseguir identificar as 'gorduras' que pode eliminar. No final do mês, o saldo entre os rendimentos e as despesas deve ser positivo. Veja como fazer um orçamento familiar em cinco passos."

2. Crie um fundo de emergência

"Se teme que a crise ainda lhe pode pregar partidas, a primeira coisa que deve fazer é criar um fundo de emergência, uma espécie de “almofada” de segurança para fazer face a situações inesperadas como o desemprego, por exemplo."

3. Renegocie contratos

"Com esta estratégia para gerir o dinheiro em contexto de crise poderá poupar dezenas de euros. Geralmente, os contratos cuja renegociação se traduz em maiores poupanças são os de crédito (sobretudo, de curto prazo), seguros e telecomunicações."

4. Ajuste o seu estilo de vida

"Gerir o dinheiro em contexto de crise passa também por adaptar o estilo de vida a essa realidade. Mas tal não significa abdicar de tudo o que gosta de fazer. A ideia é encontrar formas de diminuir os gastos desnecessários e substituir hábitos mais dispendiosos por outros mais económicos."

5. Proteja-se do desemprego e de outros infortúnios

"Em contexto de crise é sensato salvaguardar a eventualidade de desemprego. Como? Contratando um seguro de desemprego que garanta um valor mensal fixo ou o pagamento de um encargo, como o crédito à habitação. Antes de subscrever, deve prestar atenção às condições, em especial ao período de carência, condições pré-existente e duração."

Leia Também: Redução do IVA da eletricidade permite poupança anual de 9 euros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas