Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Oficial: Nissan anuncia saída da Rússia e venda de fábrica

Marca japonesa irá manter a opção de comprar ativos por um período de seis anos.

Oficial: Nissan anuncia saída da Rússia e venda de fábrica
Notícias ao Minuto

10:42 - 11/10/22 por Lusa

Auto Nissan

A Nissan vai vender todos os seus ativos na Rússia ao Estado russo, revelou esta terça-feira o Governo russo, tal como a fabricante japonesa através de um comunicado oficial. A decisão deve-se às medidas de retaliação tomadas contra Moscovo, com a guerra na Ucrânia.

"Os ativos russos da Nissan Manufacturing Rus serão transferidos para a propriedade do Estado", afirmou esta terça-feira o Ministério da Indústria e Comércio russo em comunicado.

Além disso, referiu que a operação inclui a fábrica da Nissan em São Petersburgo, encerrada desde março após a ofensiva russa na Ucrânia.

O seu centro de vendas e marketing, localizado em Moscovo, também será comparado pelo Governo russo.

O ministério, no entanto, afirmou ainda que a Nissan irá manter a opção de comprar esses ativos por um período de seis anos.

Do lado da Nissan, a fabricante nipónica informou que vai vender todas as suas operações na Rússia a "uma entidade" daquele país, após ter suspendido os seus negócios no mercado russo em março deste ano, devido à invasão da Ucrânia.

A operação, aprovada hoje pela comissão executiva da Nissan, envolverá a transferência de todos os seus negócios na Rússia para o Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores (NAMI), disse hoje a empresa japonesa, com sede em Yokohama no Japão.

A saída do mercado russo terá um impacto nas contas da Nissan em cerca de 100.000 milhões de ienes (707 milhões de euros), segundo o grupo empresarial automóvel, que não quis dar detalhes sobre o valor da transação.

Leia Também: Nissan Leaf descontinuado? "Está cá para ficar"

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório