Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Trabalhadores reivindicam aumento salarial nas empresas de transportes

Representantes dos trabalhadores das empresas públicas de transportes entregaram hoje uma carta aos ministérios do Ambiente e das Infraestruturas reivindicando o aumento dos salários, a valorização das carreiras e uma negociação coletiva.

Trabalhadores reivindicam aumento salarial nas empresas de transportes
Notícias ao Minuto

12:01 - 06/10/22 por Lusa

Economia Transportes

A falta de negociação e a "imposição das posições emanadas pelas tutelas, num quadro em que as administrações das empresas ficam sem qualquer autonomia" de procurarem soluções a partir da realidade de cada empresa, são denunciados no documento assinado pelas organizações sindicais STRUP, SNTSF, STFCMM, SIMAMEVIP, afetas à Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), e pelo SINDEM, SITESE, SITEMAQ, STMETRO, SENSIQ, STTM e SITRA.

"Em função deste posicionamento das tutelas, esvazia-se a dinâmica da negociação coletiva, o que se traduz no aumento dos conflitos e na desvalorização do trabalho e dos trabalhadores", acusam, denunciando ainda que, "ao longo dos últimos anos, o valor do salário real tem descido e as carreiras profissionais ficaram bloqueadas, desmotivando os trabalhadores e dificultando contratações".

Os sindicatos alertam ainda os dois ministérios para o facto de, este ano, os valores propostos nas empresas que tutelam ser "10 vezes inferior" à inflação, desvalorizando assim os salários.

As organizações sindicais subscritoras da carta reivindicam, assim, uma negociação coletiva "com conteúdos e que conduza à resolução dos conflitos" laborais e à valorização do trabalho e dos trabalhadores, e um aumento "real" dos salários que reponha o poder de compra perdido e ainda uma valorização das carreiras profissionais.

Os sindicatos pedem ainda uma "melhoria do serviço público prestado", a concretizar através de investimentos e de meios técnicos e humanos.

Leia Também: Covid-19. índice de transmissibilidade baixou para 0,98 em Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório