Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Líbia e Turquia acordam exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo

O primeiro-ministro da Líbia, Abdul Hamid Dbeibé, e o ministro dos Assuntos Exteriores da Turquia, Mevlut Çavusoglu, assistiram segunda-feira em Trípoli à assinatura de um conjunto de acordos para a exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo.

Líbia e Turquia acordam exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

00:32 - 04/10/22 por Lusa

Economia Tripoli

Os acordos estão estreitamente ligados ao acordo de reconhecimento de fronteiras marítimas e águas territoriais assinado em 2019, que inclui águas reclamadas pela Grécia, e no qual também foram assinados convénios de colaboração militar.

"Assinámos um Memorando de Entendimento para a exploração de hidrocarbonetos em águas territoriais e em solo líbios, a cargo de empresas mistas turco-líbias", destacou Çavusoglu, em declarações recolhidas pela agência de notícias oficial da Turquia, Anatolia.

Questionado sobre o que outros países poderiam dizer sobre o acordo, o ministro turco afirmou que "não importa o que pensem", porque são acordos assinados por dois países soberanos e que beneficiam a ambos.

"Países terceiros não têm o direito de interferir", frisou.

Por sua vez, a ministra dos Assuntos Exteriores da Líbia, Najla Mangoush, destacou a importância deste acordo no atual contexto da "crise ucraniana e suas repercussões" no mercado de energia.

Em resposta, o Serviço Europeu de Ação Exterior publicou um comunicado no qual argumenta que este novo acordo tem por base o Memorando de Entendimento de 2019, que Bruxelas considera ilegal.

"Não cumpre com o Direito do Mar e não pode ter consequências jurídicas para Estados terceiros. O novo acordo não foi ainda tornado público. São necessários mais esclarecimentos sobre o seu conteúdo. Devem ser evitadas ações que prejudiquem a estabilidade da região", acrescentou Bruxelas.

Leia Também: Sonatrach anuncia descoberta de uma nova reserva de petróleo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório