Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Banco central da Noruega sobe taxa de juro para 2,25%

O banco central da Noruega subiu hoje a taxa de juro de referência em 50 pontos base para 2,25%, quando outros bancos a nível mundial estão também a fazê-lo para reduzirem a inflação.

Banco central da Noruega sobe taxa de juro para 2,25%
Notícias ao Minuto

11:37 - 22/09/22 por Lusa

Economia Noruega

O Norges Bank indicou hoje que a inflação, que atingiu os 6,5% no mês de agosto, "aumentou rapidamente nos últimos meses e foi muito superior à previsão".

A governadora do banco central norueguês, Ida Wolden Bache, afirmou em comunicado que "a inflação está efetivamente acima da meta dos 2% e há perspetivas de que permaneça alta por mais tempo do que o previsto anteriormente".

O banco central referiu ainda que "agora há sinais claros de uma economia em arrefecimento. O alívio das pressões sobre a economia contribuirá para conter ainda mais a subida da inflação".

Além disso, o Norges Bank disse que "um aumento mais rápido, agora, da taxa reduzirá o risco da inflação se fixar num nível alto", acarretando a "necessidade de um aperto ainda mais acentuado da política monetária".

A taxa de juro de referência do banco central da Noruega será provavelmente aumentada de novo em novembro, salientou o Norges Bank.

Leia Também: Noruega anuncia apoio a projetos da Unicef no norte de Moçambique

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório