Pais que entregam IRS em separado recebem apoio dos filhos 'partido'

No caso de um casal que tenha submetido o IRS em separado, o apoio de 50 euros por dependente será atribuído de forma separada. Cada um recebe 25 euros na respetiva conta bancária.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/09/2022 08:53 ‧ 09/09/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

apoios

Os pais que entregaram a declaração do IRS de 2021 em separado vão receber o apoio de 50 euros por dependente de forma 'partida'. Ou seja, cada membro do casal recebe 25 euros por dependente, esclareceu o Governo, num conjunto de perguntas e respostas sobre o tema. 

"Um casal com um dependente a cargo de ambos que tenha optado pela tributação separada, como é feita a repartição dos 50 euros relativos a esse dependente? Cada membro do casal terá direito a 25 euros por dependente", explica o Executivo. 

Vale também sublinhar que, no caso de dois titulares divorciados com um dependente a cargo com residência alternada, a atribuição dos 50 euros "segue a proporção definida para efeitos fiscais, ou seja, cada titular recebe 25 euros por dependente". Contudo, "nos casos em que o dependente pertença apenas a um agregado familiar, é esse titular que recebe a totalidade do apoio relativo ao dependente".

De recordar que o Governo aprovou, no início da semana, um apoio excecional aos rendimentos de 125 euros por titular adulto e de 50 euros por dependente até aos 24 anos de idade (inclusivamente), ou sem limite de idade no caso dos dependentes por incapacidade.

"Por exemplo, um casal em que cada pessoa tem um rendimento bruto mensal do trabalho de 1.000 euros e com dois filhos menores a seu encargo, receberá um apoio de 350 euros: dos quais 125 euros por cada adulto e 50 euros por cada filho. O critério de elegibilidade é o rendimento individual e não o do agregado, mesmo em casos de tributação conjunta", explica o Executivo. 

Leia Também: Dúvidas sobre o 'cheque' de 125€ e o apoio para filhos? Governo esclarece

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas