Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

BCE volta hoje a subir taxas de juro pela segunda vez consecutiva

O Banco Central Europeu (BCE) deverá voltar hoje a subir as taxas de juro, depois de o ter feito em julho pela primeira vez em 11 anos, com os analistas a apostarem num incremento de 50 a 75 pontos base.

BCE volta hoje a subir taxas de juro pela segunda vez consecutiva
Notícias ao Minuto

06:25 - 08/09/22 por Lusa

Economia BCE

Em julho, a instituição liderada por Christine Lagarde decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, com efeitos a partir de 27 de julho.

A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passou de 0% para 0,50%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez ficou agora em 0,75% e a taxa de depósito que estava em terreno negativo (-0,50%) subiu para 0%.

"O Conselho do BCE considerou apropriado dar um primeiro passo maior, na sua trajetória de normalização das taxas de juro diretoras, do que o sinalizado na reunião anterior", referiu em comunicado o banco central divulgado na altura, que optou por uma subida de 50 pontos base em vez dos 25 pontos base indicados inicialmente.

O BCE indicou também que nas próximas reuniões continuará a subir as taxas de juro.

Segundo os analistas, o Conselho de Governadores deverá decidir na reunião de hoje uma subida dos juros entre 50 a 75 pontos base.

O banco central irá também divulgar a atualização das projeções económicas, que incluem o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação da zona euro.

Leia Também: Euro sobe na véspera da decisão do BCE sobre as taxas de juro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório