Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Costa garante: "Em 2024, ninguém vai perder dinheiro na sua pensão"

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou, esta quarta-feira, que "a pensão a pagar em 2024 nunca vai ser inferior à pensão a pagar em dezembro de 2023".

Costa garante: "Em 2024, ninguém vai perder dinheiro na sua pensão"
Notícias ao Minuto

11:18 - 07/09/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Pensões

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou, esta quarta-feira, que "ninguém vai perder dinheiro na sua pensão" em 2024 e acrescentou que o valor a pagar no início desse ano "nunca será inferior" ao do final de 2023. 

"Ninguém receberá menos do que receberia com a estrita aplicação da lei. Em janeiro de 2024, ao contrário do que tenho visto, ninguém vai perder rendimento relativamente a 2023. A pensão a pagar em 2024 nunca vai ser inferior à pensão a pagar em dezembro de 2023", disse António Costa, em declarações aos jornalistas e transmitidas pela RTP3, em Faro.

"Em 2024 ninguém vai perder dinheiro na sua pensão", assegurou o primeiro-ministro, reiterando: "A pensão paga em janeiro de 2024 não vai ser inferior à pensão paga em 2023"

O primeiro-ministro prosseguiu, depois, explicando que o valor do aumento em 2024 "será definido, daqui a um ano, em função do que for a inflação em 2023". 

Estamos a viver uma inflação, este ano, uma inflação absolutamente extraordinária, anómala, atípica

António Costa explicou que há uma "regra específica" no próximo ano, que trava a atualização automática das pensões, porque "estamos a viver uma inflação, este ano, uma inflação absolutamente extraordinária, anómala, atípica"

"Transformar a inflação deste ano num impacto permanente na Segurança Social colocaria em causa algo que é fundamental preservar: a sustentabilidade futura da Segurança Social", concluiu o primeiro-ministro. 

Os pensionistas vão ter em janeiro de 2023 um aumento entre 4,43% e 3,53% em função do valor da sua pensão, anunciou o primeiro-ministro, na segunda-feira.

A proposta que o Governo vai enviar para a Assembleia da República prevê que as pensões até 886 euros vão aumentar 4,43%; as cujo valor oscila entre os 886 e os 2.659 euros aumentem 4,07%, enquanto as restantes (que estariam sujeitas a atualização tendo em conta a fórmula legal em vigor) aumentarão 3,53%.

Esta medida, sublinhe-se, soma-se ao pagamento extra no valor equivalente a meia pensão que será pago já em outubro aos pensionistas.

Leia Também: Pensões? "Medida acaba por prejudicar, futuramente, os pensionistas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório