Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Pensões? "Medida acaba por prejudicar, futuramente, os pensionistas"

Pensões recebem bónus em outubro, mas o que acontece nos meses seguintes?

Pensões? "Medida acaba por prejudicar, futuramente, os pensionistas"
Notícias ao Minuto

08:24 - 07/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Pensões

O Governo anunciou, como parte de um pacote mais abrangente de medidas de combate à inflação, um bónus equivalente a meia pensão que será pago no mês de outubro e, além disso, vai suspender a atualização automática das pensões, "prevista para variar entre 7% e 8%, e reduzi-la para metade". Esta medida acaba por "prejudicar" os pensionistas em 2023, de acordo com a DECO Proteste

"Apesar de o Governo garantir que a soma do suplemento extraordinário com o aumento previsto para janeiro repõe integralmente a atualização do poder de compra dos pensionistas em 2023, a medida acaba por prejudicar, futuramente, os pensionistas", revela a organização de defesa do consumidor. 

Os pensionistas vão ter em janeiro um aumento entre 4,43% e 3,53% em função do valor da sua pensão, anunciou o primeiro-ministro, António Costa. A proposta que o Governo vai enviar para a Assembleia da República prevê que as pensões até 886 euros vão aumentar 4,43%; as cujo valor oscila entre os 886 e os 2.659 euros aumentem 4,07%, enquanto as restantes (que estariam sujeitas a atualização tendo em conta a fórmula legal em vigor) aumentarão 3,53%.

Pensões têm bónus em outubro, mas o que acontece em novembro e dezembro?

Esta medida, sublinhe-se, soma-se ao pagamento extra no valor equivalente a meia pensão que será pago já em outubro aos pensionistas.

Contudo, a DECO Proteste lembra que  o "adiantamento pago em outubro é realizado a título excecional e não aumenta, de forma permanente, o valor das pensões. Só a atualização de janeiro irá alterar, em definitivo, o valor oficial das pensões, que passará a ter um montante inferior àquele que teria se tivesse sido aplicado o aumento de 7% a 8%, inicialmente previsto".

O pagamento extra de meia pensão, que será efetuado em outubro, vai chegar a 2,7 milhões de pensionistas, sendo este valor tributado em termos de retenção na fonte do IRS de forma autónoma da pensão mensal, precisou o ministro das Finanças, na terça-feira.

"O pagamento será feito de uma só vez, juntamente com o pagamento da pensão de outubro, e corresponde ao adiantamento de uma parte das atualizações previstas para estas pensões em 2023", explica a DECO, realçando que "nos meses de novembro e dezembro, as pensões voltam a ter os valores praticados em setembro". 

Leia Também: Eletricidade. O motivo pelo qual tem de ser paga uma parcela adicional

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório