Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Moody's revê em alta 'rating' das obrigações hipotecárias do Novo Banco

A agência de notação financeira Moody's reviu hoje em alta o 'rating' das obrigações hipotecárias emitidas pelo Novo Banco, de A2 para Aa3.

Moody's revê em alta 'rating' das obrigações hipotecárias do Novo Banco
Notícias ao Minuto

11:33 - 06/09/22 por Lusa

Economia Novo Banco

"O Serviço de Investidores da Moody's elevou hoje de A2 para Aa3 o 'rating' das obrigações hipotecárias emitidas pelo Novo Banco, S.A.", lê-se numa nota divulgada hoje pela agência de notação, segundo a qual "esta ação conclui a revisão do 'rating' das obrigações hipotecárias iniciada em 27 de junho de 2022".

De acordo com a Moody's, "esta subida do 'rating' das obrigações hipotecárias segue-se à revisão em alta da avaliação de risco de longo prazo de incumprimento pela contraparte ('CR Assessment') do Novo Banco, de B1(cr) para Ba2(cr), e à clarificação por parte do emitente sobre o compromisso de sobrecolateralização ['over-collateralisation' (OC), ou seja, o fornecimento de mais garantias do que as necessárias, com vista à redução do risco de crédito]".

Segundo nota a agência, "embora a nova lei portuguesa das obrigações hipotecárias tenha entrado em vigor em julho e tenha eliminado qualquer exigência de OC, as obrigações hipotecárias pendentes não foram convertidas para o novo regime jurídico".

"Como resultado, as obrigações hipotecárias pendentes continuarão a ser regidas pela antiga lei portuguesa das obrigações hipotecárias até à sua maturidade, o que exige a manutenção de um nível mínimo legal de 5,26% do OC para as obrigações hipotecárias", precisa.

Leia Também: Exposição do Novo Banco a devedores era de 1.993 milhões no final de 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório