Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

SINTAC denuncia substituição de grevistas na Portway. Empresa rejeita

Greve dos trabalhadores começou hoje e vai prolongar-se até domingo. 

SINTAC denuncia substituição de grevistas na Portway. Empresa rejeita
Notícias ao Minuto

09:18 - 26/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Portway

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) acusou, esta sexta-feira, a Portway de contratar serviços externos para contornar a greve de trabalhadores, que começou hoje e vai prolongar-se até domingo. Já a empresa rejeita esta acusação. 

"O SINTAC notificou esta manhã de sexta-feira, 26 de agosto, a Autoridade para as Condições do Trabalho e ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de que a Portway recorreu à contratação de serviços externos para substituição de grevistas, nomeadamente serviços de push-back (trator para empurra os aviões para a pista)", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

O sindicato apelou à "intervenção urgente" da ACT e do Executivo, lembrando que a "substituição de grevistas é um crime perante a lei portuguesa e até ao momento está confirmado que a Ryanair / Groundlink e a Groundforce foram as empresas que se disponibilizaram para efetuar este serviço", diz o SINTAC. 

Questionada pela Lusa, fonte oficial da Portway garantiu que a empresa "não contratou serviços externos para fazer face à greve", notando que, "quem o pode fazer, legitimamente, são as companhias aéreas e os aeroportos".

A Portway vincou ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a ACT "estão no terreno para verificar a legitimidade de todas as situações".

Os trabalhadores da Portway dão hoje início a uma greve de três dias nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, convocada pelo SINTAC, que deverá causar perturbações na operação.

A paralisação, marcada para hoje, sábado e domingo, contesta "a política de RH [recursos humanos] assumida ao longo dos últimos anos pela Portway, empresa detida pelo grupo Vinci, de confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações", indicou o sindicato.

O pré-aviso prevê a paralisação geral dos trabalhadores da empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com início às 00:00 de hoje e fim às 24:00 de domingo. 

[Notícia atualizada às 10h51]

Leia Também: Nova administração do Novobanco já te 'luz verde'. Conheça aqui os nomes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório