Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Apoio ao cabaz alimentar já está a ser pago. Quem tem direito a receber?

A ministra do Trabalho já admitiu avaliar o prolongamento do apoio de 60 euros ao cabaz alimentar no conjunto de medidas que serão discutidas em setembro.

Apoio ao cabaz alimentar já está a ser pago. Quem tem direito a receber?
Notícias ao Minuto

08:25 - 25/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

O apoio de 60 euros ao cabaz alimentar às cerca de 298.500 famílias começou a ser pago no início desta semana, conforme confirmou fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Quem tem direito a receber? 

"O apoio é pago no final do mês de agosto, por referência ao mês de junho de 2022, às famílias em que pelo menos um dos membros do agregado familiar seja beneficiário de uma prestação social mínima, ou em que uma das crianças seja titular de abono de família do 1.º ou 2.º escalão, e em que o apuramento do rendimento de referência do respetivo agregado corresponde a situação de pobreza extrema", explica o Instituto da Segurança Social (ISS) numa nota publicada no seu site

O ISS esclarece que "são consideradas prestações sociais mínimas o complemento solidário para idosos, o rendimento social de inserção, a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego".

Em julho, recorde-se, o apoio foi pago aos beneficiários da tarifa social de energia, "abrangendo assim, entre julho e agosto, 1 milhão e 70 mil agregados familiares", de acordo com o Ministério.

De acordo com o gabinete, este apoio representou até ao momento um total de cerca de 128 milhões de euros.

Ana Mendes Godinho disse em 11 de agosto que a segunda tranche do apoio ao cabaz alimentar já tinha sido paga e admitiu avaliar o seu prolongamento no conjunto de medidas que serão discutidas em setembro.

A atribuição do apoio é automática e o pagamento é feito preferencialmente por transferência bancária.

Leia Também: AO MINUTO: Presença russa em Zaporíjia coloca "riscos"; Explosões em Kyiv


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório