Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

'Boiler room': Já ouviu falar desta técnica fraudulenta?

Trata-se de uma "técnica fraudulenta [que] consiste em induzir os investidores a comprar valores mobiliários (como ações ou obrigações) a preços superiores ao seu valor real

'Boiler room': Já ouviu falar desta técnica fraudulenta?
Notícias ao Minuto

10:58 - 02/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia Fraude

Já ouviu falar do termo 'boiler room'? Trata-se de uma "técnica fraudulenta [que] consiste em induzir os investidores a comprar valores mobiliários (como ações ou obrigações) a preços superiores ao seu valor real", explica o portal de literacia financeira Todos Contam

"Os autores da fraude começam por comprar valores mobiliários de baixo valor, num mercado com baixa liquidez e transparência. Durante algum tempo, sustentam artificialmente o preço desses valores mobiliários (através de manipulação), que procuram depois vender a investidores menos informados a um preço inflacionado", explica o mesmo portal. 

Depois, em regra, "a empresa emitente dos valores mobiliários vendidos não existe ou a informação transmitida ao investidor sobre a atividade que esta exerce não é verídica".

Este é apenas um dos vários mecanismos de fraude mais usados e que estão tipificados a nível internacional. Pode saber mais sobre este assunto aqui.

Leia Também: Duas máquinas de jogo ilegal apreendidas em Amarante 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório