Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Combustíveis caros? Maioria dos portugueses continua a atestar o carro

Mesmo com o aumento de preços dos combustíveis, a maioria dos portugueses (65%) continua a atestar o carro, revela um estudo da Kantar.

Combustíveis caros? Maioria dos portugueses continua a atestar o carro
Notícias ao Minuto

08:49 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Combustíveis

Cerca de 65% dos portugueses continuaram a atestar o seu carro, considerando os abastecimentos acima dos 65 euros, nos últimos seis meses, mesmo com a subida do preço dos combustíveis, segundo dados da Kantar divulgados.

"Mesmo com o aumento de preços dos combustíveis, a maioria dos portugueses (65%) continua a atestar os seus carros (considerando abastecimentos acima dos 65€), independentemente da sua classe social, no últimos seis meses", pode ler-se num comunicado sobre o estudo. 

No período em causa, 2% dos compradores deixaram de atestar, tendo-se verificado um reforço nos abastecimentos entre 35 euros e 65 euros, indicou a empresa.

O estudo revela ainda que há um aumento nos abastecimentos abaixo de 20 euros, que têm agora mais 900 mil compradores.

"Existe uma maior duplicação destes abastecimentos com aqueles de maior valor, ou seja, os mesmos compradores que atestam o carro também fazem abastecimentos abaixo de 20 euros. Este movimento tem uma explicação: promoção e preço", pode ainda ler-se. 

Verificou-se também um aumento dos descontos e benefícios oferecidos pelas gasolineiras em Portugal, "seja através de descontos na bomba ou parcerias com o retalho alimentar (que representaram 27% do volume abastecimento em maio)".

"Assim, quando o carro chega à reserva e não existe um posto com desconto ou preço mais baixo por perto, há um abastecimento de 'sobrevivência' abaixo dos 20 euros que permite ganhar tempo para obter o desconto, chegar ao dia da promoção ou estar mais perto do posto de abastecimento low cost", pode ainda ler-se. 

Os dados deste estudo são baseados no Painel de Petrol da Kantar, em Portugal, que conta com uma amostra de 1.200 automóveis que declararam os seus abastecimentos, entre 1 de dezembro de 2021 e 31 de maio de 2022.

Leia Também: "O mundo está a mudar". Líder do Instagram responde a críticas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório