DECO exige criação de fundo de catástrofe para proteger consumidores

A associação portuguesa diz que já enviou uma carta ao Governo e aos grupos parlamentares a pedir que este fundo seja "criado e regulamentado com urgência". 

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/07/2022 07:33 ‧ 14/07/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

fundo de catástrofe

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) exigiu, esta quinta-feira, a criação de um fundo de catástrofe, que tenha como objetivo proteger os consumidores em situações de fenómenos climáticos extremos, numa altura em que o país está a lidar com uma onda de calor e vários incêndios. 

"A DECO exige a criação de um Fundo de Catástrofe que proteja os consumidores na ocorrência de fenómenos climáticos extremos, como a onda de calor que atravessamos, sobretudo quando a mesma potencie ou acentue situações que gerem prejuízos para os consumidores; como os recentes incêndios", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Nesta senda, a associação portuguesa diz que já enviou uma carta ao Governo e aos grupos parlamentares a pedir que este fundo seja "criado e regulamentado com urgência". 

Além disso, a DECO defende "que o Estado imponha às seguradoras, de forma obrigatória e automática, a cobertura destes riscos, no âmbito de contratos de seguro obrigatórios ou facultativos, mas de forma disseminada".

Leia Também: As previsões de Bruxelas e outras 4 coisas a saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas