Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Embalagens de plástico? DECO e AHRESP pedem adiamento da taxa

Medida entra hoje em vigor. Em causa estão nomeadamente as embalagens para 'takeaway' e as das entregas a domicílio.

Embalagens de plástico? DECO e AHRESP pedem adiamento da taxa
Notícias ao Minuto

11:28 - 01/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Embalagens

A DECO Proteste e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pediram, esta sexta-feira, o adiamento da cobrança da contribuição sobre as embalagens de plástico de utilização única, que entra hoje em vigor

As associações justificam este adiamento com "a situação económica atual e o peso crescente das despesas na carteira dos consumidores", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Além disso, mostram-se preocupadas "com os critérios de aplicação desta contribuição, desde logo por não considerarem a quantidade e tipo de plástico incorporado no produto, mas também, e fundamentalmente, pela inexequibilidade de aplicação da medida em várias atividades económicas", de acordo com a mesma nota. 

No comunicado conjunto, as duas organizações lembram que "a contribuição, que terá de ser suportada pelos consumidores, será cobrada às embalagens de utilização única para alimentos e bebidas, fabricadas total ou parcialmente a partir de plástico ou multimaterial com plástico, que sejam adquiridas para refeições prontas a consumir nos regimes de take-away, drive-in e delivery". 

As embalagens de plástico de uso único para refeições prontas a consumir estão a partir de hoje sujeitas a uma taxa de 30 cêntimos, uma medida que tinha sido anunciada para janeiro e adiada devido à pandemia de Covid-19.

A medida destina-se a fomentar a introdução de sistemas de embalagens reutilizáveis na restauração e promover a redução de embalagens de utilização única.

Leia Também: Refeições. Embalagens de plástico de uso único custam agora 30 cêntimos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório