Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Estado paga 880 euros por cada doente internado

Em média, o Estado português paga 880 euros por cada dia de internamento num hospital público. Segundo os dados do relatório da Entidade Reguladora de Saúde, o Sistema Nacional de Saúde é mais barato que os hospitais privados em todos os serviços, exceto nos internamentos.

Estado paga 880 euros por cada doente internado
Notícias ao Minuto

20:49 - 10/04/14 por Notícias ao Minuto

Economia SNS

O relatório da Entidade Reguladora de Saúde já foi divulgado e provou que, em média, o Estado português paga 880 euros por cada dia de internamento num hospital público. Os hospitais privados são mais caros, excetuando no internamento de doentes.

Por exemplo, o internamento de um doente com traumatismos múltiplos e significativos custa ao Estado 1.949 euros por dia, um doente de queimadura, 1.238 euros, e uma parturiente ou grávida 250 euros.

Desses valores, os doentes pagam apenas as taxas moderadoras.

Relativamente às unidades hospitalares privadas, o mesmo relatório aponta para um preço médio de 332 euros de diária de internamento.

A ERS explicou, no relatório, que os “880 euros são um valor médio marcadamente influenciado pelo preço da diária" dos Grupos de Diagnóstico Homogénes de "maior complexidade e custo associado", o que equivale a dizer que são os internamentos mais complexos e onde os doentes exigem cuidados médicos acrescidos que fazem subir a média do internamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório