Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Altice e cabo submarino Medusa assinam acordo para amarração em 2024

A Altice Portugal e o sistema de cabos submarinos Medusa, projeto que envolve um investimento de 326 milhões de euros, assinaram um acordo para a amarração do mesmo em Carcavelos em 2024, anunciou hoje a dona da Meo.

Altice e cabo submarino Medusa assinam acordo para amarração em 2024
Notícias ao Minuto

13:05 - 22/06/22 por Lusa

Economia Altice

Em comunicado, a Altice Portugal e o Medusa, o operador de Infraestruturas Submarinas do Mediterrâneo, referem que "assinaram um MoU [memorando de entendimento] para a amarração do Medusa em Portugal".

O acordo foi assinado durante a conferência Subsea World 2022 em Marselha pelo diretor-geral e presidente executivo da AFR-IX Telecom, Norman Albi, e pelo COO ['chief operations officer', administrador de operações] da Altice Portugal, Alexander Freese.

"A estação de cabos submarinos de Carcavelos será o ponto ocidental da rota de mais de 8.700 quilómetros do Medusa, o mais longo cabo submarino do Mediterrâneo, que ligará nove países de África e da Europa através dos seus pontos de amarração em Portugal, Marrocos, Espanha, França, Argélia, Tunísia, Itália, Grécia, Egipto e Chipre", refere a Altice Portugal, em comunicado.

"A costa portuguesa sempre foi estratégica para gerar ligações, já que é a porta de entrada para o Atlântico e África Ocidental", afirma Norman Albi, presidente executivo da AFR-IX, sobre a importância do acordo com a Altice Portugal, citado no comunicado.

"Foi decisivo para o Medusa que o início da sua rota fosse em Portugal e Carcavelos oferece as condições ideais para isso", acrescenta.

Por seu lado, Alexander Freese realça que "a Altice Portugal, como líder do setor das comunicações em Portugal, orgulha-se de ajudar a criar uma porta de entrada na Europa de ativos tão relevantes na indústria das comunicações como o cabo submarino Medusa, reforçando o seu compromisso para com a economia nacional e global".

O projeto Medusa envolve "um investimento total de 326 milhões de euros", é referido o comunicado.

O cabo, que será construído pela Alcatel Submarine Networks (ASN), terá segmentos que integram até 24 pares de fibras com um desenho de capacidade de 20 Tbit/s por par de fibras.

"O acordo com a Altice Portugal permitirá que o primeiro segmento do Medusa, que liga a estação de Carcavelos, Barcelona e Marselha, se torne uma realidade", com a AFR-IX a estimar que o cabo chegue a Portugal durante o segundo trimestre de 2024.

Leia Também: Altice diz que vai respeitar eliminação dos metadados das comunicações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório