Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 27º

Águas de Coimbra alerta para venda enganosa de "purificadores" de água

A empresa municipal Águas de Coimbra alertou hoje para a campanha enganosa que está a ser feita por empresas que comercializam sistemas "purificadores" de água para instalação nas torneiras domésticas.

Águas de Coimbra alerta para venda enganosa de "purificadores" de água
Notícias ao Minuto

12:43 - 22/06/22 por Lusa

Economia Torneiras

A empresa municipal Águas de Coimbra relatou que tem sido contactada por "muitos" clientes que são procurados por empresas para agendar uma visita a casa, com a "intenção de realizarem uma análise à qualidade da água".

De acordo com a nota de imprensa, essas empresas, já em casa dos clientes, "realizam uma experiência enganadora com a água da torneira, que consiste na eletrólise da água".

"Através desta experiência, os sais minerais e compostos são separados através da corrente elétrica, acumulando-se nos elétrodos colocados dentro da água. A acumulação destes elementos nos elétrodos forma uma película visível, devido à separação dos diferentes compostos químicos que, naturalmente, estão presentes na água destinada ao consumo humano".

As demonstrações destas empresas consistem na "realização do mesmo procedimento na água filtrada" pelo "purificador" que querem comercializar.

Além disso, esses aparelhos "recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, onde os sais minerais presentes na água são retidos, pelo que quando ocorre a eletrólise dessa água não se forma a referida película".

A empresa explicou que se trata de uma burla que ocorre "regularmente há vários anos e em diversos pontos do país", que já motivou a tomada de posição da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

"Nessas demonstrações pretende-se, por vezes, levar o consumidor a acreditar que a água que chega a sua casa pela rede pública tem uma má qualidade. Na verdade, a osmose inversa, ao eliminar os sais minerais dissolvidos na água, transforma uma água mineralizada e equilibrada no equivalente a água destilada, como a utilizada, por exemplo, no ferro de engomar. Na realidade, estes equipamentos produzem uma água de composição mineral desequilibrada e que em nada ajuda na proteção da saúde humana", alertou a ERSAR, citada na nota de imprensa da empresa municipal Águas de Coimbra.

De acordo com a entidade, "não há necessidade de efetuar tratamentos adicionais à água da rede pública".

A Águas de Coimbra adiantou ainda que, para além das análises a que está legalmente obrigada, realiza "um conjunto significativo de análises adicionais", ao longo de toda a rede, que "conferem ainda maior segurança" à água que fornece os habitantes do concelho de Coimbra.

A água fornecida pela Águas de Coimbra tem "excelente qualidade para consumo humano", o que lhe valeu a atribuição do selo de qualidade da ERSAR, concluiu.

Leia Também: Tentou fugir de carro e acabou detido por roubar torneiras em Leiria

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório