A potência contratada é a potência máxima disponível que é escolhida pelo consumidor em função dos equipamentos elétricos que utiliza, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Como é que os clientes sabem qual o valor da potência que devem contratar?
Ora, em primeiro lugar vale sublinhar que a "cada escalão de potência corresponde um preço específico na fatura", sendo que a potência contratada é medida em VA (Volt-Ampere).
"Quanto maior for a potência contratada em sua casa, maior será o número de equipamentos elétricos que poderá ligar ao mesmo tempo", explica o regulador do setor.
Existem 13 escalões de potência contratada, que vão de 1,15 kVA até 41,4 kVA. Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA e 6,9 kVA.
Que valor de potência devo contratar?
"O valor da potência contratada deve ser o suficiente para satisfazer a potência agregada dos equipamentos que usa ao mesmo tempo. Quanto mais equipamentos elétricos quiser ligar ao mesmo tempo, maior terá de ser o valor da potência contratada", diz o regulador.
A ERSE disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - que "apoia os consumidores de eletricidade na escolha do escalão de potência contratada para instalações elétricas até 10,35 kVA".
Quanto posso poupar reduzindo um escalão de potência contratada?
Ainda de acordo com a ERSE, "se tiver uma potência inferior ou igual a 6,9 kVA, pode poupar entre 20 euros e 30 euros por ano por cada escalão de potência que conseguir baixar".
Leia Também: Preço da luz vai baixar no mercado regulado. Quantos serão abrangidos?