Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Durante um crédito à habitação o cliente pode pedir a renegociação?

Durante a vigência de um crédito à habitação o cliente pode solicitar à instituição de crédito a alteração de uma ou mais condições do contrato.

Durante um crédito à habitação o cliente pode pedir a renegociação?
Notícias ao Minuto

08:30 - 18/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

Sim, durante a vigência de um crédito à habitação o cliente pode pedir, à respetiva instituição bancária, a renegociação do contrato, de modo a tentar obter condições mais vantajosas. 

"Durante a vigência de um crédito à habitação o cliente pode solicitar à instituição de crédito mutuante a alteração de uma ou mais condições do contrato", pode ler-se no portal de literacia financeira Todos Contam

Vale sublinhar, contudo, que "isto significa uma revisão dos termos do contrato do empréstimo celebrado com a instituição de crédito, o que pressupõe o acordo das partes que o assinaram: cliente e instituição de crédito". 

E mais: Importa ainda ressalvar que a "instituição de crédito não pode fazer depender a renegociação das condições do crédito à habitação da aquisição de outros produtos ou serviços financeiros". 

Significa isto que caso a instituição de crédito dê o seu acordo à renegociação, "não pode cobrar qualquer comissão pelas alterações ao contrato que tenham sido acordadas".

Com a subida das taxas de juro à vista, renegociar o contrato do crédito à habitação é, aliás, uma das recomendações da DECO Proteste

"Se o seu contrato de crédito prevê um spread superior a 2%, renegoceie, pois com facilidade encontrará propostas melhores. Compare as propostas através da TAEG, optando pela menor. Caso o banco onde tem o crédito não queira acompanhar a melhor proposta da concorrência, pondere transferir o crédito para outro banco", explica a DECO Proteste. 

Leia Também: Crédito da casa: Como posso acautelar uma subida das taxas de juro?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório