Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Empresas norte-americanas em Xangai antecipam queda nas receitas este ano

Um quarto das empresas norte-americanas em Xangai está a reduzir os investimentos e quase todas antecipam queda nas receitas este ano, segundo os resultados de um inquérito hoje publicado, que expõe o impacto das medidas de prevenção epidémica.

Empresas norte-americanas em Xangai antecipam queda nas receitas este ano
Notícias ao Minuto

12:46 - 15/06/22 por Lusa

Economia Xangai

A "capital" económica da China sofreu um bloqueio de dois meses, em abril, face ao pior surto de covid-19 registado na China, desde o início da pandemia. A cidade é sede do porto mais movimentado do mundo e de várias multinacionais que operam no país asiático.

Apesar de uma recuperação geral da atividade no início de junho, 25% das empresas norte-americanas estão a rever em baixa os seus investimentos para este ano, segundo a Câmara de Comércio dos Estados Unidos na cidade.

De acordo com o inquérito, que abrangeu 133 empresas, mais de 90% disseram esperar uma queda no faturamento este ano.

As medidas de confinamento tiveram um "impacto profundo" na atividade das empresas inquiridas, observou o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos em Xangai, Eric Zheng, apelando às autoridades locais para que "restabeleçam a confiança" na comunidade empresarial.

No início de junho, apenas 35% das empresas norte-americanas inquiridas estavam a operar em plena capacidade, apesar do levantamento das medidas de bloqueio, segundo a Câmara.

A China é a última grande economia mundial a manter uma estratégia de tolerância zero à covid-19, que inclui o isolamento de todos os casos positivos e o confinamento de distritos ou cidades inteiras, assim que são detetados casos da doença, apesar dos crescentes custos económicos.

A agência de notação financeira Fitch baixou também a sua previsão de crescimento para a economia chinesa este ano para 3,7%.

Este número está bem abaixo da meta de "cerca de 5,5%", estabelecida por Pequim.

Leia Também: Covid-19. Autoridades impõem novas restrições em Pequim após surto em bar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório