Sacyr vende participação 2,9% detida na Repsol por mais de 670 milhões

O grupo espanhol Sacyr anunciou hoje que vendeu os 2,9% da participação que detinha no capital da Repsol, a um preço de mercado superior a 670 milhões de euros.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
06/06/2022 10:05 ‧ 06/06/2022 por Lusa

Economia

Repsol

Com esta operação a Sacyr deixa de ter qualquer participação no Capital da Repsol, o que aconteceu por mais de quinze anos, refere hoje o grupo empresarial especializado no setor da construção, engenharia e infraestrutura e serviços.

Esta operação realizou-se antes da abertura dos mercados europeus e após o aumento do preço das ações da petrolífera nos últimos dias, que compensou o custo de liquidação dos derivados com opção de venda e que funcionavam como colateral da participação detida na Sacyr.

O maior acionista da Repsol é o fundo BlackRock, com cerca de 5,3% do capital, lê-se no comunicado, adiantando que a Sacyr não divulgou qualquer detalhe acerca do destino dos 2,9% do capital que vendeu.

O grupo empresarial explicou apenas que a venda reduz a dívida associada a estas ações em 563 milhões de euros e deixa a Sacyr com um saldo de caixa positivo de 58 milhões, que será utilizado para reduzir a dívida e cumprir o seu plano de investimento em concessões.

Adicionalmente, o capital próprio da Sacyr aumenta em 40 milhões, uma vez que se encontra contabilizado como participação financeira a preços de mercado.

Leia Também: Repsol duplica lucros no primeiro trimestre de 2022

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas