Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
30º
MIN 18º MÁX 31º

Energia. Três dicas para escolher o melhor tarifário (usando simuladores)

Fique a par das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Energia. Três dicas para escolher o melhor tarifário (usando simuladores)
Notícias ao Minuto

08:32 - 29/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

Está insatisfeito com o seu tarifário de energia ou operadora? Gostava de saber que outras ofertas há no mercado? A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou um conjunto de dicas para ajudar o consumidor a escolher a melhor proposta de energia e a utilizar um dos vários simuladores que existem para este efeito. 

1. Como escolher o melhor tarifário de energia?

"Existem diversos simuladores de preços de eletricidade e gás natural. Estas ferramentas podem ajudar a conhecer e a escolher a oferta que melhor se adequa ao seu perfil de consumo, de forma a poder reduzir os custos com a fatura de energia." 

2. Como funcionam os simuladores?

"Alguns simuladores funcionam com base na informação cedida pelos comercializadores, outros recorrem à informação disponível no site da ERSE, relativamente às ofertas de todos os comercializadores. As ferramentas disponibilizadas pela ERSE e pelo Poupa Energia apresentam os dados disponibilizados pelos comercializadores no cumprimento das obrigações de informação, previstos na lei, sendo que cabe aos comercializadores comunicar alterações sempre que as mesmas ocorram." 

3. O que devo saber para utilizar um simulador?

"As ferramentas disponíveis para simulação são diferentes entre si. Em qualquer caso, todas necessitam de uma estimativa ou dos valores reais do seu consumo (kWh), potência contratada e/ou escalão de consumo, no caso do gás natural.

Quando utilizar um simulador deve ter em conta os seguintes aspetos:  

  • Verifique a lista dos comercializadores que é apresentada. Nem todos os simuladores apresentam a totalidade das ofertas disponíveis no mercado.  
  • Verifique se a informação disponibilizada está atual. Consulte a lista de comercializadores que atuam no mercado liberalizado aqui.  
  • Veja se são apresentados os preços unitários das ofertas, e a forma como é ordenada a lista de resultados. Por defeito, a lista de resultados deve ser ordenada do preço mais baixo para o mais elevado.  
  • Se pretender personalizar a sua simulação, deve utilizar as ferramentas que permitem mais opções de configuração.  
  • Há ferramentas que dispõem de simulações rápidas ou padrão. Estas servem para transmitir uma ideia global de preço em face de um caso-tipo. Se pretender o preço real para a sua situação em concreto, deverá identificar o seu consumo anual e a potência/escalão desejado.  
  • Há ferramentas que agilizam o processo de mudança de comercializador através do contacto com os prestadores de serviço. Verifique as condições de utilização desses serviços.  
  • Quanto ao resultado, deve verificar se o mesmo reflete os preços unitários da oferta e a forma como contabiliza os eventuais descontos, reembolsos ou pagamentos de serviços adicionais."

Leia Também: ERSE analisou 7 simuladores: As conclusões e o que se destaca em cada um

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório