Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Edição

Passos pode recuperar regra das pensões vigente na era Sócrates

De acordo com o Jornal de Negócios, o Governo liderado por Pedro Passos Coelho estará a estudar a possibilidade de introdução de um novo modelo de indexação das pensões semelhante ao utilizado pelo Executivo socialista na era de governação de José Sócrates. Segundo avança esta publicação, caso a regra aprovada nesta altura (2006) ainda vigorasse, os pensionistas veriam os seus rendimentos decrescer de forma marginal.

Passos pode recuperar regra das pensões vigente na era Sócrates

Fazer depender o valor das pensões pagas pelo Estado de fatores ligados ao desenvolvimento da economia portuguesa e também demográficos é, segundo se sabe, uma hipótese em cima da mesa para o Governo PSD-CDS.

Porém, segundo noticia esta terça-feira o Jornal de Negócios, caso a regra aprovada em 2006, durante a governação de José Sócrates, semelhante ao modelo agora proposto, ainda estivesse a ser aplicada, os pensionistas veriam os seus rendimentos no final do mês encurtados, sobretudo devido à indexação do valor pago pelo Estado a fatores como a inflação.

De referir que, numa altura em que foi conhecida publicamente a intenção do Governo de Passos Coelho mexer no regime de cálculo das pensões, e com pouco margem para novos cortes, este tipo de sistema permitira a poupança de valores consideráveis, uma vez que a economia portuguesa tem progredido a ritmo lento.

Com o sistema anterior, caso se verificasse um crescimento do PIB na ordem dos 3% acima da inflação, nenhum reformado perderia poder de compra. Porém, em 2014, devido ao baixo nível da inflação em 2013, os pensionistas teriam registado de forma generalizada uma quebra nominal nas pensões pagas, de acordo com a informação divulgada pelo Jornal de Negócios.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório