Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Brasil quer aumentar valor de exportações para a China

O vice-presidente do Brasil afirmou hoje o país quer aumentar o valor das exportações para a China, em especial soja, minério de ferro e petróleo.

Brasil quer aumentar valor de exportações para a China
Notícias ao Minuto

23:14 - 23/05/22 por Lusa

Economia Exportações

As declarações de Hamilton Mourão foram feitas na sequência Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) que decorreu hoje em Brasília.

"Queremos agregar valor nas três commodities que mais exportamos para a China: soja e derivados, minério de ferro e petróleo", afirmou, de acordo com a Agência Brasil.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, a China é quem mais compra produtos de agronegócio ao Brasil, um total de 40 mil milhões de euros. "Entre os principais produtos importados do Brasil, houve destaque para soja em grãos (70,2%), carne bovina (39,2%), celulose (43,4%), açúcar (15,6%), carne suína (47,7%), carne de frango (14,3%) e algodão (28,9%)", de acordo com os dados oficias.

À margem da Cosban, o responsável brasileiro afirmou ainda que o país vai procurar também receber investimentos chineses, mais precisamente os fundos verdes.

A China criou um fundo de apoio a ações de combate ao desmatamento "visando a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazónia", no qual o Brasil está a discutir formas de acesso a esse fundo, detalhou.

Mais tarde, em comunicado divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações foi revelado ainda discutiram a cooperação no setor espacial.

"São inúmeros os frutíferos resultados mútuos obtidos por nossos países ao longo de tantos anos de cooperação. Portanto, é preciso darmos continuidade a esse trabalho conjunto, cada vez mais focados no desenvolvimento de tecnologias inovadoras", afirmou diretor-geral de Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional da China, de acordo com as autoridades brasileiras.

Leia Também: MNE defende apoio da UE para exportação de cereais para países africanos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório