Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Confiança empresarial na Alemanha sobe em maio

A confiança das empresas na Alemanha subiu em maio e até agora não há sinais de recessão económica, apesar dos estrangulamentos no fornecimento de material e da guerra na Ucrânia, segundo o instituto alemão ifo.

Confiança empresarial na Alemanha sobe em maio
Notícias ao Minuto

11:27 - 23/05/22 por Lusa

Economia Alemanha

O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (ifo) para a Alemanha no seu conjunto subiu para 93 pontos em maio, contra 91,9 pontos em abril.

As empresas estão acima de tudo muito mais satisfeitas com a sua situação atual, mas as expectativas para os próximos seis meses quase não mudaram e as empresas permanecem céticas.

"A economia alemã demonstrou resistência face às preocupações com a inflação, os estrangulamentos materiais e a guerra na Ucrânia", disse o presidente do ifo, Clemens Fuest.

"Atualmente, não há sinais observáveis de uma recessão", segundo o responsável.

No setor transformador, a confiança das empresas aumentou acentuadamente depois de terem avaliado a sua situação atual um pouco melhor e também melhorado as suas expectativas.

No entanto, permanecem céticas em relação aos meses que se avizinham, tendo a procura diminuído significativamente, bem como as encomendas recebidas.

A confiança das empresas também melhorou no setor dos serviços, porque as empresas de serviços estão mais satisfeitas com a sua situação atual.

O último aumento desta dimensão na avaliação da situação atual foi observado em junho de 2021.

No entanto, as expectativas das empresas de serviços tornaram-se mais pessimistas, devido às preocupações das empresas de transporte e logística.

No comércio, a confiança empresarial voltou a aumentar depois de duas quedas consecutivas.

Na construção, a confiança empresarial recuperou um pouco da quebra de abril devido à melhoria das expectativas e a uma melhor avaliação da situação atual, embora a maioria das empresas ainda esteja pessimista.

Leia Também: Ex-chanceler da Alemanha demite-se de petrolífera russa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório