Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Endividamento da economia acelera para 782,5 mil milhões até março

Endividamento do setor não financeiro aumentou 5,1 mil milhões de euros em março, de acordo com o Banco de Portugal.

Endividamento da economia acelera para 782,5 mil milhões até março
Notícias ao Minuto

11:01 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Endividamento

O endividamento da economia acelerou para 782,5 mil milhões de euros até março, mais 5,1 mil milhões de euros do que no mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Em março, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 5,1 mil milhões de euros, para 782,5 mil milhões de euros", pode ler-se no relatório do BdP. 

O endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) aumentou 1,8 mil milhões de euros, para 350,6 mil milhões de euros.

"Esta subida resultou, sobretudo, no crescimento do endividamento perante o exterior em 0,7 mil milhões de euros, enquanto o endividamento junto do setor financeiro e das administrações públicas cresceu 0,6 mil milhões de euros, em ambos os casos", explica o supervisor da banca. 

O endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 3,3 mil milhões de euros, para 431,8 mil milhões de euros.

"O endividamento das empresas privadas cresceu 2,7 mil milhões de euros, sobretudo junto do exterior e do setor financeiro (1,5 e 1,1 mil milhões de euros, respetivamente). O endividamento dos particulares subiu 0,6 mil milhões de euros, principalmente junto do setor financeiro", pode ainda ler-se no comunicado do BdP. 

O supervisor acrescenta ainda que, em março, o endividamento das empresas privadas cresceu 5,0% comparativamente com março de 2021, o que correspondeu a uma aceleração de 0,7 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior.

O endividamento dos particulares aumentou 3,9% relativamente ao período homólogo, mais 0,2 pp do que o verificado em fevereiro.

[Notícia atualizada às 11h12]

Leia Também: Mais de 139 mil pessoas impedidas de entrar na UE em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório