Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de três milhões de pessoas tinham seguro de saúde em 2021

Valor corresponde a 34,3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.

Mais de três milhões de pessoas tinham seguro de saúde em 2021
Notícias ao Minuto

10:04 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Saúde

Mais de três milhões de pessoas tinham seguro de saúde no ano passado, de acordo com dados do estudo Basef Seguros da Marktest, divulgado na terça-feira. 

Segundo os dados, "para o acumulado do ano 2021, 3 milhões e 87 mil portugueses possuem ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 34,3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos", pode ler-se num comunicado

"Analisando os dados evolutivos, verifica-se que em 16 anos, o número de beneficiários aumentou 90%", indica a Marktest. 

Os dados revelam, contudo, "que a posse deste seguro é bastante diversa entre a população, mostrando comportamentos heterogéneos entre as classes sociais, idade e regiões". 

"Os indivíduos pertencentes à classe social alta e média alta têm uma taxa de posse de seguro de saúde cerca de 2 vezes superior à dos indivíduos das classes média baixa e baixa", pode ler-se. 

E mais: "Por idades, observa-se que os indivíduos entre os 25 e os 34 anos e entre os 35 e os 44 anos apresentam uma taxa de posse de seguro bastante acima da média (respetivamente, 44,4% e 43,8%) baixando com o aumento da idade, até à taxa de posse de 21,3% nos indivíduos com mais de 64 anos".

Analisando os dados por região, verifica-se que a percentagem de posse mais elevada deste tipo de produto regista-se na Grande Lisboa, com 43,5%, "um valor muito acima do observado entre os residentes no Interior Norte, onde não ultrapassa os 26,3%".

Leia Também: Malato devastado com diagnóstico da cadela. "Meningite ou hidrocefalia"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório