Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
35º
MIN 21º MÁX 37º

Ganho médio nas administrações públicas sobe 0,9% em janeiro

O ganho médio estimado nas administrações públicas é de 1.815,60 euros em janeiro, mais 0,9% face ao trimestre anterior e em termos homólogos, segundo a síntese estatística do emprego público hoje divulgada.

Ganho médio nas administrações públicas sobe 0,9% em janeiro

"O ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado, para janeiro de 2022, em 1.815,60 euros, correspondendo a uma variação global de 0,9% face ao trimestre anterior e em termos homólogos", lê-se no documento publicado pela Direção-Geral do Emprego Público (DGAEP).

Conforme precisou, a variação homóloga resulta de um crescimento da remuneração base média mensal, bem como da maioria das outras componentes, onde se incluem os prémios, subsídios ou suplementos regulares, verificando-se uma exceção nos pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias.

Por cargo, em janeiro do corrente ano, por exemplo, um trabalhador das forças de segurança tinha um ganho médio mensal de 1.963,4 euros, acima dos 1.888,6 euros que recebia no período homólogo.

Já um médico auferia 3.622,8 euros, abaixo dos 3.771,5 euros, que recebia em janeiro de 2021.

No mesmo sentido, a variação homóloga do ganho médio mensal dos enfermeiros recuou 2,2% em janeiro deste ano para 1.819,4 euros.

Em janeiro, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo na administração pública era de 1.548,50 euros, um aumento de 0,6% em relação a outubro de 2021, o mês de referência do trimestre precedente.

Este montante traduz ainda uma progressão homóloga de 1,3% "por efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios e da atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG) e do valor da base remuneratória para 705 euros".

De acordo com as notas explicativas que acompanham a síntese, a partir de janeiro de 2022, o valor da RMMG foi fixado em 705 euros e o valor da remuneração base praticada neste setor foi atualizado para o montante da RMMG.

Leia Também: Emprego público aumenta 2,2% no 1.º trimestre e atinge máximo desde 2011

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório