Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Economia cresceu 11,9% no 1.º trimestre face a 2021 (e 2,6% em cadeia)

O PIB registou um crescimento de 11,9% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e de 2,6% em cadeia, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística.

Economia cresceu 11,9% no 1.º trimestre face a 2021 (e 2,6% em cadeia)
Notícias ao Minuto

09:30 - 29/04/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia PIB

A economia portuguesa cresceu 11,9% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado e 2,6% em cadeia, de acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo INE. 

"O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 11,9% no 1.º trimestre de 2022 (5,9% no trimestre anterior). A evolução em termos homólogos reflete em parte um efeito de base dado que, em janeiro e fevereiro de 2021, estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica", adianta o INE.

Já em comparação com o 4.º trimestre de 2021, ou seja, em cadeia, o PIB aumentou 2,6% em volume (acima do crescimento em cadeia de 1,7% no trimestre anterior), "verificando-se um contributo mais positivo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, em parte motivada pela aceleração do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida se manteve ligeiramente positivo". 

Economistas consultados pela Lusa estimavam um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem dos 9% em termos homólogos, devido ao efeito base, e entre 0,1% e 0,8% em cadeia, no primeiro trimestre deste ano. 

Entre as principais instituições, o Banco de Portugal, no Boletim Económico de março, incorpora um crescimento em cadeia do PIB de 0,1% no primeiro trimestre de 2022.

Já o ISEG estimava que o PIB tivesse crescido entre 9,6% e 10%, em termos homólogos, no primeiro trimestre deste ano, devido ao consumo privado e à procura turística externa, mas refletindo sobretudo o efeito base, segundo a síntese de conjuntura de abril.

Por sua vez, o Fórum para a Competitividade estima que a economia cresça entre 9% e 10,5%, em termos homólogos, e 0% e 1,5%, em cadeia, segundo a nota de conjuntura divulgada a 4 de abril.

Já a Católica Lisbon Forecasting Lab (NECEP) prevê, segundo a nota conhecida em 06 de abril, uma expansão do PIB de 9,3% em termos homólogos e de 0,2% em cadeia.

[Notícia em atualização]
  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório