Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Lucro da Nokia cai 19% para 212 milhões de euros até março

A empresa finlandesa de telecomunicações Nokia revelou hoje que alcançou um lucro líquido atribuído de 212 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, menos 18,7% que em idêntico período do ano anterior.

Lucro da Nokia cai 19% para 212 milhões de euros até março
Notícias ao Minuto

10:52 - 28/04/22 por Lusa

Economia Nokia

O resultado (lucro) bruto da Nokia, entre janeiro e março, totalizou 2.169 milhões de euros, superior em 12,6% em termos homólogos, enquanto o lucro operacional recuou 17,8% para 354 milhões de euros.

Em comunicado, a Nokia referiu ainda que o resultado líquido comparável (excluindo itens extraordinários) teve um aumento homólogo de 11% para 416 milhões de euros, já que não foram contabilizadas provisões para perdas de empréstimos a clientes.

Também não incluiu nos resultados comparáveis uma provisão de 104 milhões de euros para pagar a saída da Nokia do mercado russo, medida anunciada no início de abril na sequência das sanções contra Moscovo pela invasão da Ucrânia.

O lucro comparável foi influenciado positivamente pela forte procura pelo 5G (redes móveis de quinta geração) por parte das operadoras, bem como pelos ganhos alcançados com a restruturação, lê-se no comunicado.

A multinacional também não incluiu nos resultados comparáveis a provisão de 104 milhões de euros para pagar a saída da Nokia do mercado russo, medida anunciada no início de abril na sequência das sanções contra Moscovo pela invasão da Ucrânia.

Os lucros operacionais ajustados ascenderam a 583 milhões de euros até março, isto é, mais 6% em termos homólogos.

A empresa de tecnologia, um dos maiores fabricantes mundiais de redes de telecomunicações, juntamente com a chinesa Huawei e a sueca Ericsson, indicou que faturou 5.348 milhões de euros no período em análise, mais 5% que em igual período do ano passado.

A Nokia, por sua vez, aumentou as vendas em todas as regiões geográficas, exceto na Índia e na América Latina, onde diminuíram 19% e 16%, respetivamente.

Leia Também: Nokia anunciou que vai deixar a Rússia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório